Repsol assume gestão actividades comerciais da Shell a 1 de Outubro
A Repsol YPF vai assumir a gestão das actividades comerciais petrolíferas da Shell em Portugal a 1 de Outubro depois de a Comissão Europeia ter aprovado o negócio, afirmou à Agência Lusa fonte da empresa.
O negócio, que foi concretizado por cerca de 400 milhões de euros, não precisará do aval da Autoridade da Concorrência, uma vez que por ser considerado "transfronteiriço" foi aprovado por Bruxelas, explicou fonte oficial da entidade reguladora portuguesa.
A fase de transição do negócio da Shell para a Repsol durará cerca de três meses, mas a reconversão dos primeiros postos de combustível deverá começar já em Dezembro, num processo que vai demorar mais de seis meses, afirmou fonte da empresa.
A fase de transição servirá para definir a nova organização da empresa em Portugal e para renegociar alguns dos contratos em fase de expiração com os revendedores da Shell.
A absorção dos trabalhadores da Shell - mais de 100 - será outro dos assuntos a tratar nesta fase transitória.
A Repsol passará a ter cerca de 300 funcionários em Portugal, prevendo-se a transferência para uma nova sede.
A empresa continuará a ter como responsável máximo Jocobo Hernandez.
A Repsol, a quinta maior companhia petrolífera europeia, comprou 303 estações de serviços da Shell em Portugal, passando a deter um total de 417 postos, tornando-se o terceiro distribuidor de combustíveis do mercado português com uma quota de mercado de 19 por cento.
O negócio inclui a maior parte das actividades de Shell em Portugal, tais como a venda directa de combustíveis e asfaltos, combustíveis marítimos e os terminais de armazenamento de Shell.
Inclui também a compra de 15 por cento da Companhia Logística de Combustíveis (CLC), nomeadamente a sua carteira de contratos de abastecimento e logística.
A Repsol passará a ocupar o segundo lugar em vendas directas, com uma quota de mercado de 21 por cento, e as vendas de combustíveis, nomeadamente gasolina e gasóleo, aumentarão de 1,85 milhões de metros cúbicos para 2,5 milhões.
A Repsol YPF iniciou a sua actividades em Portugal em 1982, com a venda de combustíveis marítimos e produtos químicos.
Nos anos 90 começou a desenvolver outras áreas de negócios, tais como as estações de serviço, venda directa de combustíveis, gás natural liquefeito (GLP), e a comercialização de asfaltos e lubrificantes.