Repsol YPF compra complexo petroquímico de Sines

A Repsol assinou com a Borealis um acordo para comprar o complexo petroquímico de Sines, Portugal, anunciou hoje a empresa espanhola, sem avançar o valor do negócio, que, outras fontes calculam em 200 milhões de euros.

Agência LUSA /
DR

"A Repsol assinou um acordo com a Borealis para adquirir a Borealis Polímeros, que inclui todos os activos do complexo petroquímico em Sines, Portugal", anunciou a petrolifera espanhola em comunicado.

O acordo foi assinado quinta-feira, em Lisboa, pelos conselheiros delagados da Repsol YPF, Ramón Blanco, e da Borealis, John Taylor, e está agora pendente de autorização da Comissão Europeia, o que poderá demorar três a quatro semanas, segundo fontes ligadas ao processo.

As mesmas fontes calculam que o valor do complexo petroquimico de Sines deverá estar próximo dos 200 milhões de euros, embora a empresa espanhola se tenha escusado "por razões de confidencialidade do contrato" a divulgar o montante do negócio.

"Esta aquisição mostra o interesse da companhia pelo mercado português e reflecte a crescente interligação dos fluxos económicos entre os dois países e a força da sua actividade empresarial", sustentou o conselheiro delegado da Repsol YPF.

O primeiro acto de Ramón Blanco depois do acordo de compra foi a visita de cortesia que fez, hoje, aos presidentes das Camâras de Sines e Santiago para manifestar-lhes "a importância que a empresa dá a este projecto".

Com esta compra, a Repsol aumenta em 38 por cento a sua capacidade de "cracker", em 28 por cento a capacidade de produção de poliolefinas e em 55 por cento a capacidade de produção de polietileno [todos produtos petroquimicos base].

Além disso, frisa a empresa, aumenta a sua carteira de produtos com novas aplicações que não tinha actualmente nos complexos petroquímicos de Puertollano e Tarragona.

A Repsol, uma das dez maiores petroliferas privadas do mundo, tem cinco refinarias importantes em Espanha, em duas das quais tem complexos quimicos aos quais acrescenta agora um em Portugal.

Recorde-se que a Repsol comprou, recentemente, as estações de serviço da Shell no mercado português para acrescentar à rede prórpia e, na sequência desse negócio, criou a Repsol Portugal, que tem como responsável máximo Jacobo Hernandez, para gerir os negócios da empresa neste pais.

PUB