Requalificação de Pedras Salgadas arranca quarta-feira

A requalificação do Parque Termal de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, arranca oficialmente quarta-feira, estando inserida no projecto da Unicer "Aquanattur", que representa um investimento de 47,8 milhões de euros, anunciou hoje fonte da empresa.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O Aquanattur é um projecto da responsabilidade da Unicer Turismo, resultado de um contrato realizado com a Agência Portuguesa para o Investimento (API), no valor de 47,8 milhões de euros, para requalificação dos centenários parques Pedras Salgadas e Vidago, em Trás-os-Montes.

O projecto visa a reconversão dos dois parques - que distam entre si nove quilómetros - através da dinamização de duas marcas do grupo Unicer (Pedras e Vidago), dotando-os de infra-estruturas turísticas e lúdico-termais, que passarão a funcionar numa lógica de "complementaridade".

O presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, disse à Lusa que, na quarta-feira, vai ser lançada a primeira pedra da requalificação do balneário termal de Pedras Salgadas.

Segundo o autarca, as obras deverão estar concluídas em 2008, ano previsto para a reabertura desta estrutura ao público.

O Hotel do Parque de Pedras foi encerrado a 01 de Janeiro de 2006, seguindo-se o fecho do balneário, no mesmo ano.

Domingos Dias referiu que "esta é a obra mais ambicionada" pela autarquia e estima que venha a atrair muitos turistas e aquistas ao concelho.

O autarca acredita que aquele poderá vir a ser "um dos melhores espaços lúdico-termais da Europa".

Para Pedras Salgadas está ainda prevista a construção de um hotel com SPA integrado, da autoria do arquitecto Siza Vieira, de pólos de turismo residencial, a criação do jardim da água ou implementação de um museu de coches.

No parque de Vidago, que completa 100 anos de existência em 2010, o actual hotel de quatro estrelas será transformado num "cinco estrelas diferenciado".

Para conseguir a certificação ambiental do parque de 100 hectares, a componente industrial será retirada, com a transferência para Pedras Salgadas da fábrica de Vidago, referiu.

Vidago terá também um SPA lúdico e termal, construído de raiz nas traseiras do hotel, que será servido pela cadeia internacional da especialidade E`SPA.

O actual campo de golfe de nove buracos desenhado por McKenzie Ross em 1936 passará a ter 18 buracos, em formato "borboleta", a partir de um centro que é o próprio hotel.

A Unicer Turismo estima que o projecto crie 110 novos postos de trabalho e mantenha 220 empregos na região.

Admite-se que o projecto possa chegar aos 20 milhões de potenciais clientes num raio de três horas de viagem, incluindo Madrid, Porto e Lisboa.

PUB