Reserva Federal deve baixar taxa de juro pelo menos para 2,25%

Lisboa, 17 Mar (Lusa) - A Reserva Federal (Fed) norte-americana deverá baixar terça-feira a taxa de juro de referência pelo menos para 2,25 por cento, tentando limitar o impacto dos problemas no mercado imobiliário e de crédito na economia real, segundo a maioria dos analistas.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Às 19:15 de Lisboa, o Fed deve anunciar que o preço do dinheiro é reduzido em pelo menos 0,75 pontos percentuais, segundo alguns analistas citados pela Bloomberg, mas os futuros de taxa de juro e os corretores que mais de perto negoceiam com o Fed estão já a descontar um corte de 1,0 pontos percentuais.

No final de Janeiro o Fed tinha cortado em 0,5 pontos percentuais a taxa de referência e o actual contexto de incerteza, combinado com o risco crescente de uma recessão económica devem pressionar o Fed a descer pela sexta vez, desde Setembro, o preço do dinheiro.

No domingo, o banco central baixou para 3,5 por cento a taxa de desconto, ou seja, a taxa a que cede dinheiro aos outros bancos, mas a taxa de referência da Fed manteve-se inalterada nos 3,0 por cento.

Só na terça-feira a Reserva Federal deverá mexer nessa taxa de referência, segundo os analistas, numa altura em que o banco central tem vindo a dar cada vez mais sinais de que está bastante preocupado com o aumento do incumprimento do crédito hipotecário e com as suas consequências sobre o já debilitado mercado imobiliário.

Os investidores vão estar muitos atentos às declarações dos responsáveis do Fed, à procura de sinais sobre os próximos movimentos da política monetária.

IRE.

Lusa/Fim


PUB