Reserva Federal sobe taxa de juro em 25 pontos base

por RTP
Leah Millis - Reuters

O banco central dos Estados Unidos decidiu esta quarta-feira subir a sua taxa de juro em 25 pontos base, colocando-a no intervalo entre 4,75 por cento e 5 por cento, numa decisão tomada por unanimidade. Este é o nível mais elevado da taxa de juro de referência desde 2006.

A Reserva Federal norte-americana (Fed) indicou agora que prevê uma inflação ligeiramente mais alta este ano do que previa em dezembro, de 3,6 por cento contra 3,5 por cento.

Prevê também um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) mais fraco do que o esperado, de 0,4 por cento contra 0,5 por cento.

Em comunicado, o Banco Central dos Estados Unidos alertou que a turbulência no setor bancário pode vir a penalizar a economia.

A recente crise que afetou os bancos é "suscetível de pressionar a atividade económica, o emprego e a inflação". No entanto, "a dimensão desses efeitos ainda é incerta", acrescenta o Fed.

O banco central reafirmou que "o sistema bancário norte-americano é sólido e resiliente" e disse que o seu comité de política monetária vai continuar "atento aos riscos de inflação".

A decisão de subir a taxa de juro surge após uma reunião da Fed na sequência do colpaso dos bancos norte-americanos Silicon Valley Bank (SVB), Signature Bank e Silvergate.

com Lusa
Tópicos
pub