Restaurantes auto-suficientes são o futuro

Um restaurante que produz os próprios ingredientes do seu menu, um modelo auto-suficiente, é o "futuro da restauração no mundo", segundo afirmou terça-feira o cozinheiro norte-americano Dan Barber, no Congresso Internacional de Gastronomia Madrid-Fusão.

Agência LUSA /

Barber aposta no trabalho com ingredientes criados ecologicamente e não em novas técnicas culinárias ou na evolução da gastronomia. O cozinheiro conta assim com um restaurante, localizado a 45 quilómetro s de Manhattan, numa área de nove hectares, onde se produzem os ingredientes dos seus pratos, desde cordeiro alimentado apenas com pasto até saladas de hortaliç as cultivadas nas hortas e estufas.

Barber produz entre 30 a 40 variedades de verduras de rápido crescim ento, sem ultrapassar os dez dias, para evitar o aparecimento de pragas.

Todo o recinto foi construído seguindo parâmetros de sustentabilidade c om energias renováveis e reciclagem dos produtos.

Este projecto faz parte de uma nova filosofia, sendo necessário uma ver ba de 30 milhões de dólares, para implantar este sistema de auto-abastecimento.


PUB