Resultados operacionais da Altri sobem 20% até Setembro (ACTUALIZADA)

Os resultados operacionais da Altri aumentaram 20 por cento até Setembro, face a 2004, para 16,74 milhões de euros, graças ao aumento das vendas das participadas, anunciou hoje a "holding" industrial do grupo Cofina.

Agência LUSA /

Em comunicado divulgado através da entidade reguladora do mercado de capitais (CMVM), a Altri adianta que registou um resultado líquido de 10,88 milhões de euros até final do terceiro trimestre, não comparável com igual período de 2004, e consolidando dois meses de actividade da Portucel Tejo, comprada ao Estado em Julho.

O resultado EBITDA (antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ascendeu a 24 milhões de euros, mais 22 por cento.

A Celulose do Caima, fabricante de pasta de papel, e a F.

Ramada, participada nos negócios do aço e sistemas de armazenagem, registaram aumentos de EBITDA de 17 por cento e 27 por cento, respectivamente.

Com o contributo Portucel Tejo de Julho a Agosto, a Celulose do Caima registou um aumento de 39 por cento nos proveitos operacionais, para 50,7 milhões de euros, mas os lucros caíram face ao ano passado, quando a empresa beneficiou de mais-valias.

Os proveitos operacionais da "holding" industrial cresceram 21 por cento face ao ano passado, para 125,7 milhões de euros até final do terceiro trimestre.

Tal como a celulose, a F.Ramada beneficiou de melhores condições de mercado, com os proveitos a escalarem sete por cento, e o lucro líquido 38 por cento.

No segmento de sistemas de armazenagem, esta empresa da Altri criou uma subsidiária na Bélgica, Storax Benelux, tendo em vista "reforçar a presença do grupo no centro da Europa", refere o comunicado à CMVM.

A Altri foi constituída em Março deste ano, por cisão dos activos industriais do grupo Cofina na celulose, aços e a participação na Vista Alegre, que está a ser vendida.

PUB