Retirados do mercado romeno lotes de iogurtes Danone
As autoridades romenas retiraram do mercado um lote de iogurte de frutas da marca Danone suspeito de ter o espessante goma de guar proibido na União Europeia mas, em Portugal, as autoridades não receberam qualquer notificação.
No início deste mês, foram retirados do mercado português lotes de queijo fresco com frutos para crianças da Suissinho Yoco, da multinacional suiça Nestlé, também por se suspeitar que continha na sua composição aquele aditivo.
Recentemente as autoridades europeias descobriram que o espesante de guar está contaminado com dioxinas e pesticidas, embora em quantidades residuais, estando a ser retirados do mercado todos os alimentos com aquele aditivo.
Na Roménia, a Autoridade Nacional para a Segurança Alimentar - ANSVSA, anunciou hoje ter ordenado a retirada do circuito comercial de lotes de iogurte de frutas da Danone depois de ter recebido uma notificação da Comissão Europeia nesse sentido.
"Em Portugal não recebemos nenhuma notificação sobre a Danone", afirmou à agência Lusa Manuel Laje, da ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.