Reunião do Eurogrupo só com posições concretas da Grécia "em cima da mesa"

Bruxelas, 08 fev (Lusa) - A Comissão Europeia escusou-se hoje a confirmar a realização de um Eurogrupo na quinta-feira, garantindo no entanto abertura para uma reunião quando existirem posições concretas da Grécia sobre o segundo resgate financeiro "em cima da mesa".

Lusa /

Recordando que tem de ser o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, a agendar uma reunião de titulares das pastas das Finanças dos países do euro, a Comissão Europeia diz contudo que o encontro só fará sentido quando houver um acordo da Grécia com os credores privados e "clareza" sobre a aplicação do segundo programa de assistência financeira ao país.

 

Amadeu Altafaj-Tardio, porta-voz do comissário para os Assuntos Económicos e Financeiros, reiterou hoje o desejo de Bruxelas de que as negociações com os líderes dos partidos da coligação governamental na Grécia cheguem a bom porto.

 

Na terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse, que os ministros das finanças do Eurogrupo deverão reunir-se na quinta-feira à noite, em Bruxelas, após a conclusão das negociações com o governo de Atenas.

 

Merkel falava numa reunião do grupo parlamentar democrata-cristão, em Berlim, e foi citada por participantes no encontro.

 

A Grécia está a negociar com os credores privados a reestruturação da dívida, com Atenas a pedir aos bancos, seguradoras e fundos que aceitem imparidades de cerca de 200 mil milhões de euros de dívida pública grega que têm em carteira, permitindo assim ao país reduzir o total da dívida, dos 160 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) previstos para 2020 para 120 por cento.

Tópicos
PUB