Revista Sábado passa a sair à 5ª feira para impulsionar vendas

A `newsmagazine` Sábado, editada pela Cofina, vai passar a sair à quinta-feira com o objectivo de impulsionar as vendas do título e responder aos pedidos dos leitores, disse hoje à agência Lusa o director Miguel Pinheiro.

Agência LUSA /

A alteração da data de publicação da revista, que neste momento está nas bancas à sexta-feira, entra em vigor a partir de 12 de Janeiro.

"A equipa tem vindo a discutir internamente esta possibilidade há alguns meses", afirmou o responsável, justificando que esta mudança era "inevitável" perante as opiniões recolhidas nos últimos meses entre os leitores da revista e pela sua receptividade a algumas edições antecipadas.

"Por razões de calendário, como foi o caso do Natal e do Ano Novo, a revista teve de antecipar para quinta-feira as suas edições e as vendas correram muito bem", referiu Miguel Pinheiro.

Permitir um serviço de distribuição mais eficaz aos cerca de 11 mil assinantes da revista foi outro dos aspectos tido em conta para concretizar a mudança.

Com esta alteração, a Sábado passa a estar nas bancas em simultâneo com a sua concorrente mais directa, a `newsmagazine` do grupo Impresa Visão.

"O leitor vai poder escolher no mesmo dia, na mesma hora, o produto que prefere. O leitor vai poder comparar os produtos e ter liberdade de escolha", referiu o jornalista, acreditando que, a médio prazo, a Sábado poderá aumentar "substancialmente" os seus leitores e vendas.

A revista Sábado, cujo primeiro número foi para as bancas no dia 07 de Maio de 2004, apresentou uma circulação média paga (vendas e assinaturas) de quase 50 mil exemplares (49.932) entre Janeiro e Setembro do ano passado, o que significou um crescimento de 65,5 por cento face ao período homólogo de 2004, segundo o último relatório da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).

Os mesmos dados revelaram que nos primeiros nove meses do ano a concorrente Visão desceu 5,1 por cento em comparação com 2004, passando de 104 mil para 99 mil exemplares vendidos.

A outra `newsmagazine` do segmento, a Focus (grupo Impala), protagonizou a principal descida do segmento.

A revista vendeu entre Janeiro e Setembro menos 8,7 mil exemplares por edição do que no mesmo período de 2004, passando a apresentar uma circulação média paga na ordem dos 16.908 exemplares.

Esta descida correspondeu a uma quebra de 34,2 por cento, de acordo com os mesmos dados.

PUB