Rodrigo Rato afirma ter advertido o seu sucessor na Economia

O director-geral do Fundo Monetário Internacion al (FMI), Rodrigo Rato, afirmou hoje ter advertido o seu sucessor no ministério da Economia, Pedro Solbes, sobre as questões pendentes relacionadas com a regula ção de bens tangíveis.

Agência LUSA /

Rodrigo Rato, numa carta publicada hoje pelo El País, afirma que entre os assuntos pendentes na Direcção Geral do Tesouro que passou ao seu sucessor es tava, em primeiro lugar, o desenvolvimento regulamentar da lei de investimento c olectivo, a qual abrange os bens tangíveis (selos, obras de arte, jóias).

A falta de regulação e de supervisão destes investimentos por parte das entidades que normalmente regulam os mercados financeiros tem sido uma das prin cipais questões suscitadas pela fraude da Afinsa em Espanha e em Portugal.

Entretanto, em Espanha, e pela primeira vez, três menores serão conside rados credores da Afinsa.

Os menores serão representados pelos pais que investiram na Afinsa em s eu nome. Prevê-se que o concurso de credores da Afinsa seja um dos maiores em Espanha. Estimativas da Procuradoria Anti-Corrupção espanhola indicam que a aleg ada burla da Afinsa pode atingir os 1.100 milhões de euros e a do Fórum Filatéli co cerca de 2.400 milhões de euros, o que as torna numa das maiores do género em Espanha dos últimos 25 anos.

PUB