Rota dos Sabores Tradicionais "reina" nos restaurantes de Évora até final de Maio
Évora, 07 Jan (Lusa) - Um total de 36 restaurantes e duas pastelarias do concelho de Évora participam este ano na Rota dos Sabores Tradicionais, uma iniciativa do município local para valorizar a gastronomia alentejana e potenciá-la como recurso turístico.
A Rota dos Sabores Tradicionais, explicou hoje a Câmara Municipal de Évora, é apresentada oficialmente no próximo dia 26, numa unidade hoteleira da cidade, mas arrancou já no primeiro dia deste ano, prolongando-se até ao final de Maio.
Os pratos de caça, porco e borrego, as sopas e a doçaria são as "estrelas" da iniciativa que, em cada um dos cinco meses, é dedicada a manjares confeccionados com produtos sazonais.
O evento pretende "potenciar a cozinha tradicional como recurso e factor diferenciador e diversificador do turismo no concelho", assegura o município.
Ao mesmo tempo, os organizadores pretendem ainda sensibilizar os empresários do sector para a manutenção da tradição na confecção dos pratos e da autenticidade do receituário alentejano, através da utilização de produtos genuínos e de qualidade.
O município refere ainda que procura incentivar a melhoria das instalações e a qualidade do serviço oferecido pelos estabelecimentos de restauração de Évora, bem como dinamizar parcerias entre os empresários do sector e as entidades relacionadas com as áreas de gastronomia e turismo.
A Região de Turismo de Évora, a Associação da Restauração e Similares de Portugal - Delegação Distrital de Évora, a Associação Comercial do Distrito de Évora e a Confraria Gastronómica do Alentejo são essas entidades.
Neste primeiro mês, as ementas dos restaurantes aderentes à Rota dos Sabores Tradicionais, que decorre pelo quinto ano consecutivo, são "alimentadas" pelos pratos de caça.
Os pratos à base de carne de porco "dominam" o mês de Fevereiro, seguindo-se as sopas (Março), o borrego (Abril) e os doces (Maio).
A iniciativa envolve um total de 36 restaurantes, quatro deles das freguesias rurais (Valverde, Graça do Divor, Azaruja e S. Manços), e duas pastelarias.
A Rota dos Sabores Tradicionais é acompanhada por um programa paralelo, ao longo dos cinco meses, que inclui, entre outras acções, uma visita técnica a uma exploração de porco preto alentejano, um passeio em torno das ervas aromáticas e comestíveis, um concurso de vinhos engarrafados alentejanos e "O Ciclo do Pão".
Dois hotéis da cidade, Santa Clara e Albergaria do Calvário, decidiram este ano associar-se ao evento, oferecendo descontos aos hóspedes com reservas que se identifiquem como participantes/consumidores da Rota dos Sabores Tradicionais.
RRL.
Lusa/Fim