RTP bate TVI na luta pela transmissão da Champions

Segundo o "Jornal de Negócios", a RTP adquiriu os direitos de transmissão da Liga dos Campeões para as próximas três temporadas. A TVI acusa a estação pública de "distorcer o mercado".

RTP /
DR

A notícia inserta no Jornal de Negócios sustenta que a RTP ofereceu 18 milhões de euros pelos direitos de transmissão, e que foi essa oferta a fazer pender a balança a seu favor. Ainda segundo aquela notícia, a RTP poderá emitir 16 jogos e os resumos. À semelhança do que sucedera em 2011, a SIC não tinha concorrido.

Nesse ano, a TVI, sem concorrência, ficara com os direitos de transmissão para as três temporadas a partir de 2012/13. Agora, a TVI reagiu à notícia, afirmando que "os valores propostos pela RTP, a serem verdadeiros, estão 40% acima do que nós oferecemos e do que estaríamos dispostos a oferecer".

No mesmo sentido, Helena Forjaz, diretora de Comunicação Institucional da Media Capital, declarou ao Expresso que "a oferta da RTP distorce em absoluto o mercado porque não é rentável para nenhum operador de televisão. Surpreende-nos que seja o canal público a fazê-lo, já que deve regular e não desregular o mercado".

E também o diretor de informação da TVI, José Alberto Carvalho, reforçou o teor daquela declaração, afirmando que "não deixa de ser extraordinário que a RTP não tenha tido qualquer interesse em concorrer à transmissão de um jogo por semana da Primeira Liga nacional - deixando o concurso vazio - e que consiga destruir o mercado com uma oferta desta natureza, 40% acima do praticado".

Por parte da RTP não existe até agora confirmação dos termos, da duração ou do montante envolvido no acordo. O presidente do Conselho de Administração, Alberto da Ponte, referiu-se a declarações "falsas" que têm vindo a público, e remeteu qualquer posição da estação para a "parte editorial". O diretor de Informação de televisão, José Manuel Portugal, por seu lado, fez saber que só se pronunciará sobre este processo quando ele estiver concluído, o que deverá acontecer no início da próxima semana.BE envia pergunta a Maduro e não obtém resposta
No Parlamento, a notícia do alegado acordo sobre os direitos transmissão da Liga dos Campeões já deu azo ao envio de uma pergunta do Bloco de Esquerda ao Governo. Nela, lembra a deputada bloquista Cecília Honório que em entrevista ao Diário Económico, o diretor de informação da RTP admitiu estar a RTP "numa situação financeira muito complicada e a necessitar urgentemente de recuperar profissionais e salários".

Nos considerandos da pergunta, Cecília Honório refere também que o alegado valor de 18 milhões de euros constitui "um valor bastante acima não só da proposta concorrente como do valor pago pelos direitos das últimas três temporadas", correspondendo além disso "a metade das receitas comerciais obtidas pela empresa em 2013" e também "a mais de metade do empréstimo que o conselho de administração da RTP calculou ser necessário para implementar o Plano de Reestruturação da RTP".

A deputada bloquista manifesta por isso a "perplexidade" do seu grupo parlamentar ao ver anunciada "uma oferta que nas circunstâncias atuais só pode ser considerada desequilibrada e quase insultuosa para qualquer profissional da empresa".

As correspondentes perguntas, dirigidas pelo grupo parlamentar do BE ao ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, já obtiveram entretanto uma primeira reacção da parte do gabinete deste, apenas para dizer ao Expresso que "não comenta". O recém criando Conselho Geral Independente tão pouco emitiu até agora qualquer comentário.
PUB