RTP oferece cenário para estúdio do novo canal da estação pública moçambicana TVM
Maputo, 06 dez (Lusa) - A RTP ofereceu o cenário para o estúdio do novo canal da estação pública de Televisão de Moçambique (TVM), que será apresentado no dia 12, num ato que deverá contar com a presença do ministro português Miguel Relvas.
O novo canal, TVM2, será lançado no próximo ano e conta com uma cenografia especial, produzida em Lisboa e "que permite ter diferentes `plateaus` para diferentes programas", disse à Lusa José Arantes, diretor de Cooperação da RTP.
O mesmo responsável adiantou que este "é um projeto antigo" das duas estações públicas, que mantêm uma estreita cooperação em vários níveis, que possibilitou o envio de Portugal de 7,5 toneladas de cenografia, atualmente a ser montada no novo edifício onde será instalado o novo estúdio do TVM2.
"É um marco histórico para a TVM, até porque, como aconteceu com todas as televisões públicas, quando se lança um segundo canal entra-se numa fase diferente da vida", disse José Arantes, sobre o aparecimento do TVM2.
A RTP e a TVM preparam-se para assinar um protocolo de cooperação em torno do projeto Academia RTP, da televisão pública portuguesa, de estímulo à criação de novos programas entre jovens não profissionais.
O acordo, que integra também a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, permitirá a inclusão de jovens moçambicanos entre os finalistas que passarão nove meses na estação pública portuguesa criando novos projetos televisivos.
Um entendimento do mesmo tipo poderá ser em breve assinado entre a RTP, a Televisão Pública de Angola (TPA) e a Universidade Agostinho Neto.
Na quinta-feira, a RTP e o semanário Sol realizam em Maputo uma conferência sobre "A comunicação nas relações Portugal-Moçambique", na qual serão oradores o ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, o ex-ministro Nuno Morais Sarmento e o assessor da administração dos Caminhos de Ferro de Moçambique Nelson Saúte.