RTP1 lidera noite eleitoral com mais de um milhão de telespectadores

A cobertura informativa da noite eleitoral da RTP1 foi a mais vista pelos portugueses, conseguindo a maior quota média de audiência de domingo, cerca de 1,2 milhões de telespectadores, revelaram hoje os dados Marktest.

Agência LUSA /

A edição especial Legislativas 2005 da estação pública, que foi a mais longa da noite ao ultrapassar as cinco horas de emissão, registou 13,3 por cento de audiência média (número médio de portugueses que viram, pelo menos, parte do programa) e 36 por cento de `share` (número de telespectadores que sintonizaram, pelo menos uma vez, o formato durante o tempo que estiveram a ver televisão).

O programa conduzido pelos jornalistas Judite de Sousa, José Alberto de Carvalho e José Rodrigues dos Santos, e que contou com os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa e António Barreto, influenciou de forma positiva os resultados globais da RTP1, que foi também o canal mais visto de domingo, com uma quota diária de 30,6 por cento.

De acordo com os mesmos valores, a informação da estação pública alcançou ainda a quarta posição do `ranking` de programas mais vistos do dia com o "Jornal da Tarde" (9,7 por cento de audiência média).

A emissão eleitoral da TVI, que marcou o regresso aos ecrãs do director-geral da estação do grupo Media Capital, José Eduardo Moniz, foi a segunda mais vista pelo público nacional e o terceiro formato com mais audiência do dia.

O programa, que se prolongou por pouco mais de quatro horas, obteve uma audiência média de 10,5 por cento, significando que foi visto por cerca de 993 mil telespectadores.

Em termos globais, a estação de Queluz de Baixo conquistou, no total do dia, uma quota de 27 por cento.

A par da cobertura eleitoral, a TVI esteve ainda em destaque devido à comemoração do seu 12º aniversário, que teve direito a um programa especial.

O formato conquistou a segunda posição do `top` de programas com uma audiência média de 11,9 por cento, segundo os dados da empresa de audimetria.

Com uma duração de 04:33 minutos, o especial eleições legislativas da SIC foi o menos visto, ao atingir a sexta posição da lista de programas com uma quota média de 8,3 por cento, cerca de 785 mil telespectadores.

O formato foi mesmo ultrapassado por outro espaço de informação do canal, o "Primeiro Jornal", que obteve o quinto lugar do `ranking` de programas com 9,5 por cento de audiência.

Em relação ao quadro geral de audiências, o canal de Carnaxide reteve um `share` diário de 23 por cento.

Ainda na tabela geral de audiências, o canal 2: alcançou uma quota diária de 5,2 por cento.


       
       Top5: Programas de domingo:
       
       1º RTP1 - Legislativas 2005 - 13,3% / 36%
       2º TVI - 12º Aniversário TVI - 11,9% / 30,5%
       3º TVI - Legislativas 2005 - 10,5% / 27,8%
       4º RTP1 - Jornal da Tarde - 9,7% / 35%
       5º SIC - Primeiro Jornal - 9,5% / 34,2%
       
       

PUB