Rússia revê em alta previsão do crescimento do PIB deste ano para 1,2%

O Governo russo reviu em altas as previsões de crescimento do PIB em dois pontos percentuais em 2023, para 1,2%, informou hoje o ministro do Desenvolvimento Económico da Rússia, Maxim Reshetnikov.

Lusa /

A previsão anterior, que datava de setembro de 2022, apontava para uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,8% este ano.

"A economia continua a recuperar. Estimamos que a taxa de crescimento do PIB este ano seja de 1,2%", disse Reshetnikov durante um discurso numa reunião conjunta dos ministérios de Desenvolvimento Económico e Finanças.

O Governo russo estima ainda que até 2026 o PIB terá acelerado para cerca de 3%, principalmente devido à recuperação da procura do consumidor.

Em 10 de fevereiro, o Banco da Rússia já melhorou a previsão para a dinâmica do PIB da Rússia para 2023, prevendo de uma contração de até 1% a um aumento de 1% este ano, em vez da queda entre 1 e 4% anteriormente prevista.

O banco central russo irá realizar a tradicional reunião de primavera no próximo dia 28, na qual deverá atualizar as previsões macroeconómicas.

Na terça-feira, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou que a Rússia irá crescer 0,7% este ano, quatro décimas acima do esperado, apesar das sanções impostas por grande parte da comunidade internacional.

Em 2022, a economia russa registou uma contração de 2,1%.

Tópicos
PUB