Saber alemão abre boas perspectivas de emprego - docente da Universidade do Minho

Braga, 10 Fev (Lusa) - O professor da Universidade do Minho Orlando Grossegesse lamentou, hoje, em declarações à Lusa, que o ensino de alemão tenha sido prejudicado pela reforma do Ensino Secundário.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Sustentou, no entanto, que os estudantes da língua "têm boas perspectivas de emprego".

"No contexto europeu, não há razão para deixar de lado o alemão. No nacional, o alemão foi muito prejudicado, pela reforma do Ensino Secundário, que reduziu o papel das línguas estrangeiras (excepto do inglês) e pela recente popularidade do espanhol", sublinhou.

O docente universitário, que lecciona no Departamento de Estudos Germânicos, falava a propósito do Concurso de Karaoke Alemão, que pôs, segunda-feira, mais de 400 alunos do ensino básico e secundário a cantar naquela língua.

Orlando Grossegesse sublinhou que "os poucos alunos que estudam alemão, seja qual for o contexto curricular, têm boas perspectivas de emprego, nomeadamente nas multinacionais alemãs".

"Há muitas empresas que requerem o alemão como língua de comunicação, gestão, difusão e serviços especializados", acentuou, frisando que, em geral, "não são perspectivas de um emprego imediato "garantido".

Assinalou que, "nesta área de qualificação, seja académica ou profissional, o aproveitamento das oportunidades (concursos, bolsas, estágios) por iniciativa própria é a chave do sucesso".

Em sua opinião, "o desaparecimento do alemão em muitas escolas não significa a sua irrelevância no contexto europeu".

"O facto de Portugal não precisar de professores de alemão não significa que a sua aprendizagem seja irrelevante, numa perspectiva de profissionalização", acrescentou.

O concurso de Karaoke alemão é um evento de divulgação e motivação que consegue a adesão das escolas da região.

"Queremos consolidar uma rede de escolas interessadas no ensino e na aprendizagem do alemão, em colaboração com o Goethe Institut e com as empresas alemãs da região", disse.

O Karaoke serve, sustentou o docente, para motivar os alunos a candidatarem-se aos cursos universitários que englobam a possibilidade de estudar alemão, nomeadamente as Licenciaturas (1º Ciclo de estudos, modelo Bolonha) de Línguas Aplicadas (LA) e Línguas e Literaturas Europeias (LLE).

O alemão é, também, oferecido como opção nos Cursos de Relações Internacionais (RI) e Negócios Internacionais (NI) e ainda, no Curso de Direito.

Para além desta oferta curricular, o Departamento de Estudos Germanísticos ministra cursos extracurriculares, intensivos ou para públicos específicos (estudantes das Engenharias e de Direito).

Na área da pós-graduação (2º Ciclo Bolonha, Mestrado) oferece o curso de Estudos Luso-Alemães: Formação Bilingue e Intercultural.

LM.

Tópicos
PUB