Sarkozy telefona a Merkel as 12

Paris, 01 nov (Lusa) - O Presidente francês vai falar hoje ao telefone com a chanceler alemã pelas 12:00 para discutir a decisão grega de realizar um referendo sobre o plano de ajuda ao país decidido na semana passada em Bruxelas.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Esta conferência telefónica foi hoje anunciada pelo Eliseu.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, anunciou na segunda-feira a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da zona euro chegaram na passada semana e que reduz em cerca de um terço a dívida grega.

Papandreou disse ainda que o Governo prevê também a votação de uma moção de confiança, mas não adiantou datas nem para o referendo nem para a votação no parlamento.

O acordo a que os líderes dos 17 países da zona euro chegaram na passada semana propõe aos investidores privados que aceitem perdas de 50 por cento nos investimentos na dívida soberana grega, ao mesmo tempo que atribui a Atenas um novo pacote de resgate, de 100 mil milhões de euros.

Este anúncio grego levou hoje a fortes quedas nas principais praças bolsistas. Em Atenas, pelas 09:00, o principal índice caía mais de seis por cento.

Tópicos
PUB