Seguidor solar construído em Portugal a partir de Outubro

A Empresa Mecapisa Portugal apresentou em Lisboa o "seguidor solar heliostático" que a partir de Outubro será construído numa unidade industrial em Alfândega da Fé, envolvendo um investimento de um milhão de euros.

Agência LUSA /

O "seguidor solar" faz com que painéis solares fotovoltaicos funcionem como "girassóis", seguindo automaticamente o movimento do sol de modo a manterem a orientação mais eficaz para a captação da energia solar.

O seguidor solar é o primeiro produto a ser produzido pela Mecapisa em território nacional com o objectivo de tornar a energia solar fotovoltaica mais acessível, reduzindo os custos de aquisição e de manutenção.

O investimento conta com 70 por cento de capital da Mecapisa espanhola, cabendo à empresa municipal Mecapisa Portugal, criada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, os restantes 30 por cento do orçamento total de um milhão de euros.

O representante da Mecapisa Portugal na apresentação de hoje, Cruz Oliveira, referiu que "a produção vai ser feita em Alfândega da Fé numa nave industrial a construir a partir do próximo mês de Outubro".

"Até lá, há 800 metros quadrados cedidos pela Câmara Municipal onde se vai iniciar a formação profissional já a partir de 11 de Abril", adiantou.

Quanto ao funcionamento do seguidor solar, Javier Gorbea, responsável pela manutenção e instalação do sistema eléctrico, indicou que este se move "mediante um programa que segue a trajectória do sol, adaptável a todas as estações do ano".

Para facilitar o trabalho de manutenção, os seguidores são dotados de um sistema de GPS para identificar de imediato a localização de aparelhos que apresentem eventuais problemas, acrescentou.

A Mecapisa Portugal resultou do investimento de 800 mil euros da empresa espanhola Mecapisa, sediada em Valladolid, e do investimento de 200 mil euros da EDEAF-EM (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Alfândega da Fé).

De acordo com os promotores do projecto, até 2009 a unidade industrial irá dar emprego a 30 trabalhadores.
PUB