Selo de qualidade para produtos do Mercado da Praia de Mira

por Lusa

A Câmara Municipal de Mira, no distrito de Coimbra, quer criar um selo de qualidade gratuito que certifique os restaurantes aderentes que tenham produtos provenientes do Mercado da Praia de Mira.

"Queremos implementar um selo de qualidade entre a restauração e o mercado naquilo que consideramos ser uma estratégia de valorizaçãocertificação dos nossos produtos e agentes locais. Em suma, queremos afirmar, valorizar e potenciar este mercado, os seus vendedores e os seus produtos", disse hoje, à margem da inauguração do Mercado da Praia de Mira, o presidente do município de Mira, Raul Almeida.

Durante o verão está previsto um primeiro contacto com os restaurantes para proceder à criação desse autocolante.

A ideia é a de que, com este selo, o cliente ao ir ao restaurante aderente saiba que alguns dos produtos que vai comer foram adquiridos naquele local.

A empreitada de requalificação e modernização do Mercado da Praia de Mira contou com um investimento de cerca de 400 mil euros, cofinanciado pelos programas comunitários do MAR2020 e do PDR2020.

A infraestrutura, além de um restaurante, vai ter cerca de dez pessoas que vão vender peixe e marisco, pão, talho e charcutaria, frutas, legumes e flores.

O município preparou uma agenda cultural com várias atividades, durante todo o ano, para dinamizar este espaço, nomeadamente com atividades de `showcooking` com produtos tradicionais piscatórios.

As bancas são amovíveis, permitindo uma polivalência do espaço.

"Agora é fácil termos aqui muita gente, no verão, mas queríamos dinamizar no inverno", adiantou Raul Almeida.

Por isso, o Mercado da Praia de Mira passa a estar aberto todo o ano e não só durante o verão.

A autarquia, com este investimento, pretendeu "potenciar o aumento de visitantes e consumidores", valorizar os produtos e ainda promover a "comercialização de proximidade quer da arte xávega quer do simples produtor de legumes e hortícolas".

O Mercado da Praia de Mira vai estar aberto à sexta-feira, sábados e domingos, das 09:00 às 20:00.

Com a "renovação deste mercado, existe ainda mais um atrativo para a região", sublinhou Raul Almeida, lembrando que a Praia de Mira foi galardoada com a 37.ª Bandeira Azul, sempre de forma consecutiva.

Tópicos
pub