Semapa estima mais-valia de 400 ME em 2026 com venda da Secil
A Semapa estima uma mais-valia de cerca de 400 milhões de euros no exercício de 2026 com a venda da Secil à espanhola Molins, segundo um comunicado publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
A Semapa informou que, "na sequência do comunicado divulgado hoje ao mercado, relativo à celebração de um acordo de venda respeitante à Secil" e após um contacto efetuado pela CMVM, a transação, "tendo em conta o valor do investimento financeiro atualmente registado e não auditado e verificando-se as condições previstas nesse acordo, ascenderá, no exercício de 2026, a uma mais-valia estimada de 400 milhões de euros".
O grupo ressalvou que "sem prejuízo do acima exposto e atendendo a que se trata de uma estimativa sujeita a verificação pelo auditor da Semapa no âmbito dos trabalhos de auditoria (a realizar após a concretização da transação), o valor exato da mais-valia será apurado após a conclusão desses trabalhos e oportunamente divulgado".
A Semapa, que possui entre outras a papeleira Navigator, anunciou hoje a venda da cimenteira Secil à congénere espanhola Molins por 1,4 mil milhões de euros, concretizando-se o negócio no primeiro trimestre de 2026.
"Esta operação representa um movimento estratégico para o grupo, permitindo fortalecer a nossa capacidade de investimento, dentro da estratégia delineada de diversificação do `portefólio`", disse o presidente executivo (CEO) da Semapa, Ricardo Pires, citado hoje em comunicado.
Por sua vez, o CEO do grupo Molins, Marcos Cela, afirmou: "Juntos, iremos expandir a nossa oferta de soluções circulares e de baixo carbono, de elevado valor, para os nossos clientes, criando novas oportunidades para as nossas pessoas. Estou ansioso por dar as boas-vindas aos 2.900 colaboradores da Secil à Molins.
A Secil, fundada em 1930, "é uma das principais empresas portuguesas do setor cimenteiro, com presença internacional e uma trajetória de crescimento e criação de valor reconhecida no setor", referiu a nota divulgada pela Semapa.
O grupo Semapa conta mais de 8.000 colaboradores e tem presença em quatro continentes, com mais de 75% do seu volume de negócios obtido em mercados internacionais.
A Semapa avançou hoje 20,88% para 20,55 euros na bolsa de Lisboa.