Sérgio Monteiro preocupado com intermitência do serviço no setor dos transportes
Lisboa, 01 mar (Lusa) - O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que não está convocada qualquer greve dos trabalhadores da TAP, mas afirmou-se "muito preocupado" com a intermitência do serviço na globalidade dos transportes.
"Vamos aguardar a decisão dos trabalhadores, não há nenhuma greve convocada, nenhum pré-aviso entregue", disse Sérgio Monteiro, na BLT, em Lisboa, sobre uma pergunta relativamente à greve em preparação na TAP.
O secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse que o Governo tem mantido "um diálogo franco e aberto" com as organizações representativas dos trabalhadores da TAP e das outras áreas de transporte.
"Estamos muito preocupados com a intermitência do serviço" no setor dos transportes, afirmou.
Como exemplo, Sérgio Monteiro, destacou que o número de passageiros está a crescer nos privados e o Metro do Porto por ter sido a empresa pública que menos greves teve e também a menor redução de passageiros, ao baixar apenas 1% quando todos os outros baixaram acima de 10%.
Isto porque, acrescenta, "tiveram muito mais greves durante 2012 e portanto as pessoas que pagam o passe para ter o serviço durante todo o mês e que estão permanentemente confrontadas com a greve, certamente começam a procurar fora alternativas de mobilidade".
O governante considera que, assim, a sustentabilidade do serviço está a ser posta em causa.
"Os trabalhadores que procuram defender os seus direitos estão de facto a por em risco os seus postos de trabalho", alertou, apelando ao sentido de responsabilidade e que este seja percecionado como fiável, ou seja, "a trabalhar todos os dias".