Sindicato pede a Governo novo concurso público que integre trabalhadores de bingos
Lisboa, 22 jan (Lusa) -- O Sindicato da Indústria de Hotelaria, Turismo e Restaurantes do Norte pediu hoje ao Governo que seja lançado novo concurso público para concessão de salas de bingo no Porto para integrar funcionários do Salgueiros e Olímpia.
De acordo com o dirigente sindical Francisco Figueiredo, depois de uma reunião na Secretaria de Estado do Turismo, foi garantido que a Autoridade para as Condições do Trabalho está a acompanhar a situação dos trabalhadores do bingo de Salgueiros e vai agir no sentido de serem pagas as indemnizações em falta.
Francisco Figueiredo classificou a decisão de lançar um concurso público sem a inclusão dos trabalhadores no caderno de encargos como "uma golpada nos anseios" dos funcionários
O sindicalista disse ainda ter apelado ao Governo para que seja lançado um novo concurso público.
"Temos razões para estar apreensivos quanto quer aos trabalhadores do Salgueiros, quer aos trabalhadores do Olímpia", disse o dirigente sindical, acrescentando que terá sido dito que a situação ia ser analisada.
A 08 de janeiro, a Secretaria de Estado do Turismo afirmou que o concurso público para nova concessão previa a integração dos profissionais da anterior concessão.
"Os concursos que vieram a ser lançados, ainda no âmbito da legislatura anterior, destinavam-se à concessão da exploração de quatro salas de jogo do bingo e em todos foi prevista no caderno de encargos a obrigação de integração dos trabalhadores que estavam ao serviço da concessão anterior", indicou a Secretaria de Estado do Turismo, em comunicado enviado então à Lusa.
"Um dos concursos abertos -- precisa-se no documento -- destinava-se à atribuição de uma licença para a exploração de uma sala de jogo do bingo a instalar no local onde funcionava o denominado Bingo Salgueiros, ou em qualquer outro local da cidade do Porto, ao qual foi inerente a obrigação de afetar à exploração dos trabalhadores da concessão anterior do Bingo Salgueiros", acrescentou.
Depois de encerrar as portas a 20 de outubro, o Bingo do Salgueiros reabriu com nova gerência -- o consórcio Pauta das Flores/Salgueiros 08 -- mas com a licença que havia sido atribuída à sala de Bingo do Brasília.
Quanto à concessão do Bingo do Salgueiros, foi atribuída à Casa da Sorte, mas esta desinteressou-se por não poder instalar a licença no atual local de funcionamento do bingo, não tendo por isso chegado a assinar o respetivo contrato.
Entretanto, o consórcio já reintegrou no Salgueiros 40 dos 93 trabalhadores despedidos, existindo "promessas" para juntar "15 ou 20 trabalhadores" com "contratos a termo" e "com o salário mínimo nacional", explicou o sindicalista Francisco Figueiredo numa manifestação a 02 de janeiro.