Sindicatos analisam nova proposta da CP para tentar evitar greve de maio

Sindicatos analisam nova proposta da CP para tentar evitar greve de maio

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da CP -- Comboios de Portugal, que convocaram uma greve para os dias 07 e 08 de maio, estão a analisar uma nova proposta da transportadora, após uma reunião na quarta-feira.

Lusa /

Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) indicou que a administração da CP convocou uma reunião com as organizações sindicais, "tendo apresentado uma nova proposta".

A proposta passa por um "novo aumento a partir do mês de janeiro deste ano, a somar aos 34 euros [aplicados por ato de gestão], de modo que seja reposta a diferença com o SMN -- Salário Mínimo Nacional de 2018", sendo que "este aumento é variável em função de cada índice".

A CP apresentou ainda uma proposta para um "novo aumento de 4% para todos os trabalhadores em dezembro de 2025", bem como, a partir de janeiro deste ano, uma redução nos tempos de permanência, "no primeiro índice para 1 ano, no segundo para 2 anos, nos seguintes para 3 e no último para 4".

"Apresentámos diversas questões para serem analisadas pela administração e estamos a fazer a análise sobre o conteúdo desta proposta, ouvindo o máximo de opiniões", disse a Fectrans, acrescentando que, ainda hoje, irão debater este assunto com as outras organizações que representam os trabalhadores.

Vários sindicatos representativos dos trabalhadores da CP - Comboios de Portugal entregaram um pré-aviso de greve na transportadora, para os dias 07 e 08 de maio, contra a imposição de aumentos salariais e outras reivindicações, adiantaram em comunicado.

Os sindicatos explicaram que a paralisação foi convocada "contra a imposição de aumentos salariais, que não repõem o poder de compra", e pela "negociação coletiva de aumentos salariais dignos".

Os trabalhadores pretendem ainda a "implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado".

O pré-aviso foi lançado pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), a Associação Sindical Independente dos Ferroviários da Carreira Comercial (ASSIFECO), a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), o Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP), o Sindicato Nacional dos Ferroviários do Movimento e Afins (SINAFE), o Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER) e o Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários das Infraestruturas e Afins (SINFA).

Assinam ainda o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Transportes e Indústria (SINTTI), o Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), o Sindical Nacional de Quadros Técnicos (SNAQ), o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), o Sindicato dos Transportes Ferroviários (STF) e o Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (STMEFE).

Tópicos
PUB