Sines pode "de imediato" suprir falha de abastecimento de gás na Europa, diz João Galamba

por RTP

Foto: Rafael Marchante - Reuters

O secretário de Estado do Ambiente e da Energia explicou à RTP qual pode ser o contributo de Portugal para suprir a falha de abastecimento energético na Europa, provocada pela invasão russa da Ucrânia.

João Galamba frisou que, com a guerra na Ucrânia, "temos um desafio de muito curto prazo que é alterar de forma radical e tão rápido quanto possível [o abastecimento energético], para dependermos menos da Rússia".

"É aí que surge um papel importante que Portugal pode desempenhar em Sines", sublinhou o secretário do Ambiente e da Energia.

"Estamos a falar de necessidades de curtíssimo prazo, e uma das grandes vantagens de Sines é que pode de imediato desempenhar este papel de abastecimento com navios mais pequenos do que o norte da Europa".

João Galamba adiantou à RTP que o Governo tem um conjunto de passos já estudados, quantificados e com várias fases. "Portugal, com investimentos mínimos - e quando digo mínimos são, nas fases todas, inferiores a dez milhões de euros - consegue exportar quase o dobro do nosso consumo anual", elucidou.
pub