Singapura baixa previsão de crescimento do PIB para 5% em 2011
Banguecoque, 14 out (Lusa) - O Produto Interno Bruto (PIB) de Singapura deverá crescer 5 por cento, menos um por cento do que o inicialmente previsto, devido à debilidade das condições globais da economia para o resto do ano, informaram hoje fontes oficiais.
O ministro do Comércio e Indústria reviu em baixa a anterior previsão, que apontava para um crescimento estimado entre 5 e 6 por cento, apesar do crescimento que a cidade-estado registou no terceiro trimestre.
As exportações dos produtos biomédicos impulsionaram um crescimento de 1,3 por cento entre julho e setembro, revertendo a quebra de 6,3 por cento no trimestre anterior e fixando o crescimento inter-anual do PIB em 5,9 por cento.
Singapura ressentir-se-á da incerteza em torno da economia mundial até ao final do ano, indicou o ministério, que assinalou a debilidade do setor da produção de equipamentos eletrónicos devido à queda do consumo.
A cidade-estado registou um crescimento económico de 14,5 por cento em 2010.
Entretanto, a Autoridade Monetária de Singapura alertou hoje que a inflação em 2011 deverá situar-se em cerca de 5 por cento.
O organismo indicou que manterá a sua política de lenta e gradual apreciação do dólar de Singapura.