Socialistas propõe renovar AICEP com objetivo de reforçar redes

O PS pretende renovar a AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal com o objetivo de reforçar as redes externa e interna de apoio às empresas, refere o projeto de programa de governo disponibilizado no `site` do partido.

Lusa /

"A necessidade de relançar a economia numa trajetória de crescimento forte e sustentado pressupõe que cada vez mais as empresas procurem explorar novos mercados onde possam afirmar as suas vantagens competitivas e potenciar resultados de projetos inovadores", referem os socialistas na versão para debate público, datada de 20 de maio, cuja versão final será aprovada a 06 de junho.

"A capacitação e qualificação dos recursos humanos das empresas dos setores transacionáveis, o reforço do investimento com a promoção internacional e uma rede comercial externa de apoio mais eficaz assumem-se como áreas fundamentais de intervenção", sublinha o PS no documento.

Por isso, os socialistas propõem "renovar a AICEP, com o objetivo de reforçar a rede externa e interna de apoio às empresas, integrando recursos humanos com maior experiência internacional que possam funcionar como verdadeiros agentes de suporte comercial das PME [pequenas e médias empresas] portuguesas".

Além disso, o PS pretende "promover maior mobilização de recursos humanos e de competências na área da internacionalização, envolvendo a revisão e reforço da aposta no INOV - Contacto, o lançamento de programas de inserção de jovens quadros nas empresas exportadoras e programas que promovam o regresso de jovens com experiência internacional para reforçar a área de internacionalização das empresas e o apoio a programas de formação em competências chave na internacionalização".

Os socialistas preveem ainda "avaliar condições para uma tributação mais favorável de custos e investimentos com promoção internacional" e "promover a captação de empreendedores estrangeiros".

Replicar e exportar soluções de equipamentos e software desenvolvidas, "constituindo um novo eixo de especialização e um facilitador para a internacionalização para países com carências nos recursos humanos" e criar uma linha de apoio à internacionalização de projetos em curso, para viabilizar, com pouco acréscimo de meios públicos, o aumento das candidaturas a programas de cooperação internacional, como Horizonte 2020 ou o Eureka", são outras das iniciativas.

O PS defende ainda a aposta no turismo como setor estratégico para o emprego e para o crescimento das exportações, a promoção da "correta implementação de uma marca Portugal" e da divulgação junto de produtores e consumidores, e o acompanhamento "em permanência" das empresas multinacionais em Portugal, com o objetivo de responder "rapidamente às suas necessidades".

Os socialistas assumem ainda como compromisso o lançamento de novos instrumentos de contratualização de apoios públicos financeiros - Contratos para a Inovação Empresarial - para incentivar investimentos orientados para a produção de novos produtos ou serviços inovadores definidos em parceria com as empresas, universidades e outros `stakeholders` que permita criar oportunidades de desenvolvimento em `clusters` de nova geração.

PUB