Sócrates diz que crescimento e emprego serão prioridades da Eslovénia

Bruxelas, 18 Dez (Lusa) - O primeiro-ministro e ainda presidente em exercício do Conselho da União Europeia, José Sócrates, considerou hoje, em Bruxelas, que a Estratégia de Lisboa para o crescimento e emprego é a prioridade da próxima presidência eslovena da UE.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Sócrates, que fez hoje no Parlamento Europeu o balanço da liderança semestral portuguesa da UE, que termina a 31 de Dezembro, afirmou no final à imprensa que a "principal questão" da presidência seguinte, no primeiro semestre de 2008, é a revisão da Agenda de Lisboa, no quadro do programa conjunto para 18 meses elaborado pelo trio de presidências (Alemanha, Portugal e Eslovénia).

"Nós fizemos o `trabalho de casa` para isso e estou certo que a Eslovénia será bem sucedida nesta matéria muito importante para a Europa", afirmou, sublinhando que é necessária "uma agenda de Lisboa mais ambiciosa para fazer face aos desafios da globalização".

A revisão da Estratégia de Lisboa deverá ser aprovada no Conselho Europeu da Primavera de 2008 (Março), durante a presidência da Eslovénia.

Numa recente deslocação a Bruxelas, o chefe de governo esloveno, Janez Jansa, apontou esta como uma das prioridades do semestre.

As outras, indicou, são o processo de ratificação do Tratado de Lisboa, o pacote energético e combate às alterações climáticas, os Balcãs Ocidentais e, designadamente, a "perspectiva europeia" destes países e o caminho rumo a uma futura adesão à UE, e o diálogo intercultural (que é assinalado em 2008).

A Alemanha, no primeiro semestre de 2007, Portugal, no segundo semestre, e a Eslovénia, nos primeiros seis meses de 2008, protagonizam uma presidência conjunta por um período de 18 meses, com um programa comum, o que acontece pela primeira vez na UE.

Seguir-se-á outro trio de presidências, que será lançado pela França, no segundo semestre do próximo ano.

ACC.

Lusa/Fim


PUB