Sonae Capital concretiza compra da ADIRA depois de luz verde da Concorrência
Lisboa, 25 jul (Lusa) - A Sonae Capital informou hoje que, depois da luz verde da Autoridade da Concorrência, concretizou a compra da totalidade do capital e dos direitos de voto da sociedade ADIRA -- Metal Forming Solutions e da sua participada Guimadira.
Em comunicado hoje enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae Capital indica que, "após a obtenção de declaração de não oposição por parte da Autoridade da Concorrência e cumprimento das demais condições acordadas, se tornou efetiva a aquisição anunciada a 09 de junho de 2017".
Nesta altura, a empresa anunciou a aquisição da ADIRA e da Guimadira, tendo indicado que "o preço da transação (valor das ações) compreende uma componente fixa de nove milhões de euros e uma componente diferida e variável em função da `performance` (EBITA) da empresa nos próximos quatro anos".
Esta operação estava ainda pendente da aprovação da Autoridade da Concorrência, que entretanto se concretizou.
De acordo com a Sonae Capital, a ADIRA é uma empresa de base portuguesa que se dedica ao "desenvolvimento, conceção, fabrico, produção e comercialização de máquinas-ferramentas" e que conta "com mais de 60 anos de história e com a maioria da sua atividade destinada ao mercado externo".
No final de dezembro de 2016 a ADIRA apresentava uma dívida líquida de 6,7 milhões de euros.