Sonae Distribuição investe 1ME na nova marca própria de calçado Loop
Porto, 26 Mai (Lusa) - A Sonae Distribuição vai investir em 2008 um milhão de euros na abertura de quatro lojas em Portugal da sua nova marca de calçado Loop e internacionalizar a marca a partir de 2010, anunciou hoje o presidente.
Falando durante a inauguração da primeira loja Loop, no Arrábida Shopping, em Gaia, Nuno Jordão adiantou que o plano de expansão da nova marca "será muito baseado em centros comerciais " e deverá implicar a abertura de 30 a 40 lojas em Portugal.
"Quando atingirmos uma dúzia de lojas em Portugal é natural que já haja confiança para exportar o conceito", afirmou, admitindo Espanha como destino provável -à semelhança do que já aconteceu com a marca Sport Zone- mas também a Europa Central e de Leste e no sul da europa.
De acordo com Nuno Jordão, a expansão da Loop não passará necessariamente por centros comerciais do grupo Sonae até porque, disse, "há três ou quatro operadores muito bons a desenvolver centros comerciais em Portugal" que poderão acolher as lojas da nova marca.
Segundo Nuno Jordão, no retalho especializado - de que é exemplo a Zippy, Sport Zone, Vobis, Worten ou Modalfa - a Sonae tem mais lojas fora do que dentro do grupo.
Segundo o presidente da Sonae Distribuição, a criação da nova marca de calçado resultou, tal como nas restantes marcas de retalho especializado da Sonae Distribuição, do conhecimento que a empresa foi acumulando relativamente aos vários produtos comercializados nos hipermercados Continente.
"Começámos nos hipermercados e, depois, como nos vários tipos de produtos fomos tendo uma equipa de gestores muito sabedores das características dos produtos, entramos na micro-informática (com a Vobis), nos electrodomésticos (Worten) e na roupa de criança (Zippy)", disse.
"Todos os anos temos lançado novos formatos, tem sido raro o ano em que não o fizemos", acrescentou, recordando ainda os casos da Worten Mobile, da Star e da Área Saúde e admitindo estarem novos casos em análise.
Com um investimento na ordem dos 250 mil euros por loja, as lojas Loop comercializarão calçado da marca própria com o mesmo nome e de marcas internacionais como a Converse, Le Coq Sportif, Rockport, O´Neil, Hush Puppies, Camper, Skechers, Berg, Puma e Adidas.
A marca aposta num conceito de calçado informal, confortável e de design contemporâneo, nos segmentos casual urbano e casual desportivo de homem, senhora e criança.
De acordo com Nuno Jordão, menos de metade do calçado da marca própria Loop será produzido em Portugal, sendo a maioria feita no estrangeiro, onde a Ásia se destaca pela competitividade.
Com uma estratégia de expansão "muito semelhante" à da Loop, disse Nuno Jordão, a insígnia da Sonae para roupa de criança Zippy deverá alargar a sua rede de lojas das actuais 24 para "40 ou 50" e partir também em breve para a internacionalização.
Já a Sport Zone contará até final do ano com quatro lojas em Espanha e, "ainda esta década", deverá abrir uma unidade noutro país.
Questionado sobre a evolução do negócio de retalho do grupo Sonae, o presidente da Sonae Distribuição admitiu que, tal como previsto, o ano 2008 "não está a ser particularmente favorável", pois "o mercado não está fácil".
"Mas a empresa tem vindo a fazer o trabalho de casa e não tem tido problemas em cumprir os seus orçamentos", afirmou, acrescentando que esta "é mais uma crise" e que a Sonae "soube sempre reagir bem às crises anteriores".
PD.
Lusa/Fim