Sonae Indústria fixa máximo em cinco anos após análise do BCP
As acções da Sonae Indústria subiam hoje mais de 10 por cento e fixaram um novo máximo dos últimos cinco anos, na sequência de uma análise divulgada pelo millennium bcp investimento.
Às 15:00 horas, as acções da Sonae Indústria ganhavam 10 por cento, para 6,49 euros, novo máximo desde Junho de 2000.
Em termos de liquidez, a empresa já negociara mais de 100 mil acções, muito acima da média diária de seis mil papéis registada desde o início do ano.
Este forte ganho deve-se ao início de cobertura da Sonae Indústria por parte do millennium bcp investimento, tendo avançado um preço-alvo de 7,5 euros.
Este valor resulta de uma avaliação dos activos (soma das partes), sendo que não foi atribuída qualquer recomendação "devido à baixa dispersão bolsista do título".
"Daremos uma recomendação assim que a dispersão aumentar como resultado do `spin-off` da Sonae SGPS, previsto para a primeira metade do próximo ano", refere o banco de investimento.
O projecto prevê que, numa primeira operação, de cisão-fusão, será destacada da Sonae a participação de 90,36 por cento que esta detém na Sonae Indústria, e posteriormente incorporada na Sonae 3P.
Esta sociedade, numa segunda operação, incorporará por fusão a Sonae Indústria, e passa a denominar-se Sonae Indústria, SGPS, SA, ainda segundo o comunicado da "holding".
Na cisão-fusão, cada acção da Sonae corresponderá a 0,0677966103 acções da Sonae 3P.
Na fusão subsequente, adianta o comunicado, cada acção Sonae Indústria corresponderá uma acção Sonae 3P.
A nova Sonae Indústria terá um capital social de 700 milhões de euros após a sua autonomização da Sonae SGPS.
O capital social será composto por 140 milhões de acções com o valor nominal de 5 euros cada, prevendo-se que seja pedida à Euronext Lisboa a admissão à cotação das mesmas.
Em Outubro, também a Lisbon Brokers divulgou uma análise à Sonae Indústria, com uma recomendação de compra e um preço-alvo de 6,4 euros.
A empresa já anunciou a intenção de vir a integrar o índice PSI 20, em 2006.