Sonae no Brasil vendeu activos à Wal-Mart por 615 milhões de euros
A rede norte-americana Wal- Mart adquiriu os activos da Sonae no Brasil por 615 milhões de euros, um negócio que representa a saída do grupo português do sector da distribuição no Brasil, escreve hoje a Folha de São Paulo.
Os detalhes da venda ainda estão a ser negociados e o anúncio oficial da aquisição por 1,6 mil milhões de reais (615 milhões de euros) deverá decorrer até ao fim de Novembro, refere o jornal, que cita "fontes próximas da negociação".
Com a aquisição, a rede norte-americana passará a ter 293 lojas no Brasil, para além de aproximar-se dos líderes do mercado em termos de facturação: a Pão de Açúcar e a Carrefour.
A facturação anual da rede norte-americana vai passar dos actuais 2,17 mil milhões de euros para 3,74 mil milhões de euros.
O líder do sector no Brasil é a rede Pão de Açúcar, com uma facturação anual de 5,4 mil milhões de euros, seguido pelo Carrefour com 4,3 mil milhões de euros.
No início de 2004, o Wal-Mart adquiriu a rede Bompreço, líder do segmento na região Nordeste do Brasil, por 254 milhões de dólares, o que acirrou a disputa pelo retalho brasileiro.
Com a aquisição, a rede norte-americana passou a ocupar na época a terceira posição no ranking brasileiro do sector, até então ocupado pelo Sonae.
A venda dos activos da Sonae, nomeadamente na região Sul do país, à rede Wal-Mart representa a saída do grupo português do sector de distribuição no Brasil.
Recentemente, o grupo português vendeu dez lojas que detinha no Estado de São Paulo à rede Carrefour por cerca de 120 milhões de euros.
Actualmente, o grupo Sonae possui 150 lojas com as bandeiras Hipermercados BIG, Nacional Supermercados, Mercadorama e Maxxi Atacado, sendo líder do sector na região Sul do Brasil.