Sonae Sierra compra participação de 20% no Shopping Plaza Sul, São Paulo

A Sonae Sierra anunciou hoje a compra de uma participação de 20 por cento no Shopping Plaza Sul, em São Paulo, Brasil, onde a imobiliária já detém sete centros comerciais em operação e um em desenvolvimento.

Agência LUSA /

Com a aquisição de 20 por cento da propriedade do Plaza Sul, antes pertencentes à empresa Plaza Shopping Empreendimentos, a Sonae Sierra Brasil torna-se co-proprietária daquele espaço, com os restantes 80 por cento divididos por quatro fundos de pensões brasileiros.

De acordo com uma nota enviada pela Sonae Sierra, o Plaza Sul passará agora a ser gerido pela Sierra Enplanta, a parceria entre a imobiliária do grupo português e a brasileira Enplanta Engenharia, responsável também pela gestão dos restantes centros comerciais do grupo Sonae no Brasil.

Inaugurado em Abril de 1994, com uma Área Bruta Locável (ABL) de 26.876 metros quadrados e 1.416 lugares de estacionamento, o Plaza Sul possui 207 lojas e recebe cerca de 1,2 milhões de visitas mensais.

Na sequência desta aquisição, a Sonae Sierra acrescenta estarem já a ser pensados planos para inovar o Plaza Sul, com o objectivo de criar "novas opções para o consumidor", nomeadamente o início da expansão do centro comercial, com a construção de oito salas de cinema, num total de 1034 lugares, e de um teatro.

A este respeito, o administrador da Sonae Sierra no Brasil, citado no documento, explica a importância da aquisição do Plaza Sul, com a estratégia da empresa de se manter "sempre atenta a oportunidades de aquisição de participações em empreendimentos com potencial de crescimento".

Mensalmente, os sete centros geridos pelo grupo no Brasil têm mais de 6,2 milhões de visitas e contam com mais de 1.350 lojas, que ocupam cerca de 265 mil metros quadrados de ABL.

A Sonae Sierra - detida em 67 por cento pela Sonae SGPS e 33 por cento pela inglesa Grosvenor - é proprietária ou co-proprietária de 36 centros comerciais, com um total de mais de 1,5 milhões de metros quadrados de ABL.

A empresa tem vindo a assumir como objectivo alcançar até 2010 um valor de activos de dois mil milhões de euros, dos quais Portugal deverá representar apenas um terço.

Depois de Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Brasil, a Sonae Sierra está a analisar oportunidades de investimento na Europa Central e Turquia.

PUB