Sonae Sierra e Miller Developments vendem Lima Retail Park por 18,5 ME
Porto, 05 Dez (Lusa) - A Sonae Sierra e a Miller Developments anunciaram hoje ter vendido o Lima Retail Park, em Viana do Castelo, ao fundo Pillar Retail Europark (PREF), por 18,5 milhões de euros.
Em comunicado, a Sonae Sierra diz ter alienado a totalidade do capital do Lima Retail Park ao fundo gerido pela British Land European Fund Management LLP, mas adianta que continuará a gerir o centro.
Situado em Viana do Castelo, o Lima Retail Park possui um total de 13 lojas, duas das quais de grandes dimensões, com as insígnias Maxmat e Moviflor, e um parque de estacionamento com 400 lugares gratuitos.
Implantado num terreno de 27.664 metros quadrados e com uma área bruta locável (ABL) de 10.764 metros quadrados, o Lima Retail Park foi o quarto projecto promovido em Portugal no âmbito da `joint-venture` que a Sonae Sierra e a Miller Developments formaram em Abril de 1998 para o desenvolvimento deste formato na Península Ibérica.
Para além deste empreendimento em Viana do Castelo, a Sonae Sierra e a Miller Developments têm em carteira os projectos de `retail parks` em Alverca, Loures e Setúbal, tendo já promovido o Sintra Retail Park, também vendido ao PREF, e o Coimbra Retail Park.
Depois desta transacção, o PREF tornou-se o maior proprietário de `retail parks` em Portugal, com quatro projectos totalizando 67.000 metros quadrados em Aveiro, Portimão, Lisboa e, agora, Viana do Castelo.
Adicionalmente, o PREF estabeleceu um contrato para aquisição de um projecto em Santarém, com 26.000 metros quadrados e que está já em desenvolvimento.
Segundo explica a Sonae Sierra, o `retail park` é um espaço constituído por diversas unidades de média dimensão, com áreas que variam entre os 150 e os 4.000 metros quadrados.
Como "principal benefício" deste formato a empresa aponta o facto de oferecer aos lojistas uma maior área de exposição dos produtos e custos "significativamente inferiores" aos de um centro comercial, com rendas "competitivas", satisfazendo, ao mesmo tempo, as expectativas dos consumidores em termos de dimensão e variedade da oferta em ramos de actividade "criteriosamente definidos".
O PREF é um fundo gerido pela empresa British Land European Fund Management LLP, o maior fundo de investimento imobiliário (REIT) britânico (16,9 mil milhões de libras), com um total de activos sob gestão de 21,3 mil milhões de libras em Março de 2007.
Segundo dados da Sonae Sierra, o portfolio deste fundo, orientado para os sectores de crescimento em Londres - escritórios e comércio fora do centro da cidade - possui dos prazos de arrendamento e taxas de ocupação mais elevados nos REITs britânicos.
Os activos de comércio representam 56 por cento do seu portfolio, 80 por cento dos quais em localizações de qualidade, fora da cidade, enquanto os escritórios representam 41 por cento do portfolio, 97 por cento dos quais situados em Londres.
Os activos que a British Land possui e gere na Europa, foram avaliados, a 31 de Março de 2007, em 1,7 mil milhões de euros, incluindo retail parks em Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Suiça e França,. O PREF possui activos que totalizam um total cerca de 1,1 mil milhões de euros.
Criado em 2004, o PREF é um fundo fechado a sete anos que investe em `retail parks` fora das grandes cidades, dentro da Zona Euro.
PD.
Lusa/Fim