Sonae Sierra vendeu 50% de dois centros comerciais no Seixal e Covilhã
A Sonae Sierra vendeu 50 por cento de dois dos seus centros comerciais, na Covilhã e no Seixal, ao Fundo Pan European, gerido pela Rockspring, anunciou hoje a empresa.
Em comunicado, a empresa do grupo de Belmiro de Azevedo não revela o montante do negócio.
Aponta, no entanto, que a transacção "reflecte resultados líquidos equivalentes de 6,25 por cento" para o centro comercial do Seixal, o Riosul Shopping, e "de 6,76 por cento" para o espaço da Covilhã, o Serra Shopping.
A gestão de ambos os centros comerciais vai continuar a ser responsabilidade da Sonae Sierra.
O presidente da empresa do grupo português, Álvaro Portela, citado no comunicado, explica que "este reforço da aliança com o Fundo Pan European" permite à Sonae Sierra "um encaixe financeiro importante para o desenvolvimento sustentado de novos projectos".
"Os nossos clientes estão encantados com a perspectiva de investir novamente em conjunto com a Sonae Sierra", refere, por seu lado, o presidente da Rockspring, Richard Plummer.
As duas entidades já eram parceiras no CascaiShopping, um centro comercial também promovido e gerido pelo grupo português.
Este negócio enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da Sonae Sierra que inclui a "disponibilidade para a realização de parcerias com empresas de renome internacional que acrescentem valor ao negócio".
A Sonae Sierra foi representada pela Cushman&Wakefield Healey&Baker nesta venda.
O Riosul Shopping, ainda em fase de construção, tem inauguração prevista para 21 de Março, e resulta da expansão do Centro Comercial Continente do Seixal, após um investimento de 65,3 milhões de euros.
Este espaço comercial do Seixal vai ter uma área bruta locável de cerca de 40 mil metros quadrados, com 11 lojas âncora, incluindo o hipermercado Continente, 127 lojas e 18 restaurantes, cerca de 7,7 milhões de visitantes e uma facturação de 77,5 milhões de euros no primeiro ano de actividade.
O Serra Shopping da Covilhã abriu ao público a 23 de Novembro, representa um investimento de 30,86 milhões de euros, disponibiliza 86 lojas com uma área de 17.677 metros quadrados, deverá receber 4,4 milhões de visitas e facturar cerca de 24,5 milhões de euros no primeiro ano de funcionamento.
A Sonae Sierra é proprietária de 38 centros comerciais e de lazer em Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Brasil e tem mais 13 projectos em desenvolvimento.
A Rockspring é uma empresa europeia líder em investimento imobiliário e gere mais de 4,5 mil milhões de euros (em Setembro de 2005) em 14 países e a Pan European Property Limited Partnership é um fundo de investimento imobiliário aberto a investidores institucionais, especializado na compra de património comercial em grandes cidades.