Sonaecom decide aumento de capital
A Soanecom agendou hoje uma assembleia-geral extraordinária de accionistas para 12 de Setembro, onde se deverá aprovar o aumento de capital de 70 milhões de euros para entrada da France Telecom na empresa.
Em comunicado disponibilizado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom diz que o capital social deve passar a ser de 296.526.868 euros, de acordo com a proposta de alteração de estatutos da empresa do grupo Sonae.
Actualmente, o capital social da Sonaecom ascende a 226.250.000 euros, pelo que o aumento de capital previsto é de 70 milhões de euros.
O valor nominal de cada acção será de um euro, pelo que haverá mais de 296 milhões de acções.
Este aumento de capital, que deve ser aprovado na assembleia- geral extraordinária de 12 de Setembro, vai servir para acomodar a entrada da France Telecom na empresa.
A Sonaecom anunciou em Junho uma parceria estratégica com a France Télécom, no âmbito do qual a operadora francesa passa a ser accionista directa da Sonaecom com uma participação de 23,7 por cento.
A operadora francesa detinha, anteriormente, 20,2 por cento da Optimus e 43,3 por cento da Novis e do Clix, empresas do grupo Sonaecom.
O comunicado enviado à CMVM diz também que a empresa pretende aumentar de nove para onze o número de membros do Conselho de Administração.
Em Julho, a Sonaecom admitiu que o conselho de administração teria um membro representante da France Telecom.