Sonangol anuncia início de produção no Projeto Satélites do Kizomba

Luanda, 09 jul (Lusa) - A Fase 1 do Projeto Satélites do Kizomba, no Bloco 15 do `offshore` angolano, arrancou este mês, prevendo-se uma produção diária de 100 mil barris de petróleo, anunciou hoje a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).

Lusa /

Em comunicado de imprensa, a Sonangol e a Esso Exploration Angola informam que a produção da Fase 1 vai permitir recuperar cerca de 250 milhões de barris dos campos Mavacola e Clochas, situados a 135 quilómetros da costa angolana numa profundidade de aproximadamente 1380 metros.

O documento adianta que os trabalhos da Fase 1 do Projeto Satélites do Kizomba A e B compreendem a perfuração de 18 poços com ligação submarina aos navios de produção, armazenagem e descarga (FPSO) existentes, possibilitando a otimização da capacidade das instalações de produção do Bloco 15.

As duas petrolíferas enfatizam que esta fase do Projeto de Desenvolvimento dos Satélites do Kizomba A e B atingiu "um nível de participação angolana elevado", com a construção em Angola de "quase todos os módulos do convés e equipamento submarino".

A Sonangol é concessionária do Bloco 15, que é participado pela operadora Esso Exploration Angola, com 40 por cento, a que se associaram a BP Exploration Angola (26,67%), a ENI Angola Exploration B.V. (20%) e a Statoil Angola Block 15 AS (13,33%).

Angola, que é o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana, a seguir à Nigéria, tem uma média de produção diária de 1,6 milhões de barris de petróleo.

Tópicos
PUB