Stock da Cunha diz que mais de metade do prejuízo do Novo Banco é "herdado" do antigo BES

por Lusa

Lisboa, 24 fev (Lusa) - O presidente do Novo Banco, Eduardo Stock da Cunha, revelou hoje que quase 600 milhões de euros do prejuízo de 980,6 milhões de euros em 2015 foram "herdados" do antigo BES, mais de metade do valor total.

"Há quase 600 milhões de euros que atribuímos a este legado do BES e que naturalmente gostaríamos de não ter herdado", afirmou o gestor, salientando que "o esforço de provisionamento teve um impacto determinante no resultado líquido".

Stock da Cunha, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação de resultados, explicou que foi feito um reforço dos níveis de provisões para as 50 maiores exposições de risco que já existiam à data da resolução do BES e ainda nos imóveis detidos pelo banco, num montante global de 592,3 milhões de euros.

No total, o reforço de provisões em 2015 atingiu 1.057,9 milhões de euros (739,3 milhões de euros para crédito e 318,6 milhões de euros para títulos e outros ativos).

Paralelamente, a equipa de gestão decidiu anular a totalidade dos prejuízos fiscais reportáveis relativos ao ano de 2013, correspondentes a 160 milhões de euros.

"Tivemos que `deitar fora` um nível importante de DTA [ativos por impostos diferidos, na sigla inglesa] que expiravam em 2018. Consideramos que é pouco provável recuperar esses DTA" até essa data, justificou Stock da Cunha.

O presidente do Novo Banco destacou a importância de a entidade ter obtido um resultado operacional (antes de impostos, imparidades e provisões) de 125 milhões de euros positivos em 2015.

Este desempenho "demonstra que o banco já é capaz de gerar resultados positivos", realçou, dizendo que isso é um sinal do regresso do banco à normalidade.

"Temos um banco que apresenta resultados operacionais positivos mas que é impactado pelo esforço de provisionamento, mas mais de metade do esforço de provisionamento herdámos do grupo BES", reforçou.

"Se há coisa que temos vindo a defender é que este banco desenvolva a sua atividade de forma normal. E é isso que tem acontecido. Vamos começar a apresentar resultados trimestrais e penso que isso é um sinal claro do regresso à normalidade do banco", sublinhou.

Stock da Cunha também apontou para uma "redução importante dos custos operativos do banco" ao longo do ano passado.

"Este banco tem sido capaz de baixar os custos de forma importante em ambiente de grande serenidade", vincou.

Tópicos
pub