STP Airways inicia voos para Lisboa na próxima semana
São Tomé, 26 Ago (Lusa) - A STP Airways reinicia na próxima semana, a 29 de Agosto, voos regulares para Lisboa, com um avião da EuroAtlantic, principal accionista da empresa, anunciou hoje à Lusa o presidente da transportadora aérea são-tomense.
Felisberto Neto adiantou à Lusa que o voo semanal está marcado para a segunda-feira e será operado com um Boeing 767 de 190 lugares, da portuguesa EuroAtlantic, que ficará baseado em Lisboa.
O responsável da STP Airways adiantou que a EuroAtlantic prometeu colocar dentro de um mês em São Tomé uma aeronave menor para efectuar ligações com a ilha do Príncipe e capitais de países da região, nomeadamente Gabão, Camarões, e Guiné Equatorial.
A EuroAtlantic é sócio maioritário da STP Airways, com 37 por cento de capital, e tem a gestão da transportadora.
Participam ainda no capital da STP Airways o Estado são-tomense (35 por cento), Banco Equador (17 por cento) e GIAS (17 por cento).
A ligação regular entre Lisboa e São Tomé chegou a ser operada pela angolana TAAG, em nome da STP Airways, num voo que tinha origem em Luanda.
A transportadora angolana ficou impedida de assegurar a ligação a partir do momento em que entrou na "lista negra" das companhias proibidas de voar para a União Europeia.
Felisberto Neto afirmou ainda que a STP Airways espera negociar com a TAP o aumento da frequência dos voos entre Portugal e São Tomé e Príncipe, anunciado pela transportadora portuguesa.
"Nós vimos, de facto na imprensa, que esse voo está previsto e pensamos que haverá negociações com a STP-Airways. A TAP manifestou o interesse em colocar mais uma frequência, mas ainda não negociou connosco, para definirmos como vai ser feita essa frequência", afirmou Felisberto Neto.
Felisberto Neto recusa considerar que a TAP queira fazer "concorrência desleal" a companhia são-tomense.
"Pensamos que não sejam essas as intenções da TAP", disse.
A TAP anunciou recentemente a intenção de, a partir de Outubro próximo, operar mais um voo para São Tomé, passando a duas ligações semanais.
A partir desta segunda frequência, a TAP pretende lançar no mercado tarifas de promoção de 590 euros, além das taxas aeroportuárias, válidas para viagens a ser efectuadas a partir de 23 de Outubro.
MYB/PDF.
Lusa/Fim