Bento XVI apela à «purificação» na Catedral de S.Patrício

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nova Iorque, 19 Abr (Lusa) - O Papa pediu hoje na emblemática catedral de S.Patrício, em Nova Iorque, para a Igreja Católica norte-americana iniciar uma "era de purificação", depois do escândalo de abusos sexuais cometidos por clérigos pedófilos locais.

Na homilia, coincidente com o terceiro aniversário do seu pontificado e dedicada a representantes do clero das dioceses da costa leste, insistiu no escândalo dos sacerdotes pedófilos que, frisou, "tanto sofrimento" causaram.

Bento XVI falou para 3.000 sacerdotes, diáconos y religiosos, enquanto no exterior milhares de fiéis aguardavam a sua bendição.

O bispo de Roma recordou que durante esta viagem já fez pelo menos em cinco ocasiões menção aos "danos" - derivados daquele escândalo - infligidos à Igreja Católica.

Joseph Ratzinger centrou a intervenção nos desafios que a igreja romana em geral e a norte-americana em particular têm de enfrentar.

Entre eles, salientou o imperativo de entregar uma mensagem de esperança para combater o "egocentrismo, avidez, violência e cinismo que parecem sufocar, amiúde, o coração das pessoas".

O Sumo Pontífice assistiu ainda a um encontro de crianças deficientes no seminário de S.José, em Yonkers e, no domingo, última jornada da visita aos Estados Unidos, vai estar na "zona zero" de Nova Iorque, espaço deixado pelas Torres Gémeas derrubadas nos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, oficiando uma missa no estádio da equipa de basebol dos Yankees, com capacidade para 57.000 pessoas.

Quinta-feira à noite, em Washington, o Papa reuniu-se com um pequeno grupo de pessoas que foram vítimas, quando crianças, de abusos sexuais de padres.

Na terça-feira, Bento XVI admitiu a "vergonha" que sentia pelo escândalo e garantiu que a Igreja Católica "fará todo o possível" para sarar as feridas causadas nas vítimas desses crimes.

Um dia depois, num discurso proferido perante prelados norte-americanos, reconheceu que a polémica foi "por vezes muito mal gerida" e pediu "compaixão e atenção para com as vítimas", chamando igualmente a atenção para a "pornografia" e "violência" omnipresentes na sociedade.

Bento XVI voltou a falar no assunto durante uma missa oficiada no National Park Stadium de Washington, onde assegurou que já foram desenvolvidos "grandes esforços para resolver honestamente e com lealdade a trágica situação".

O Papa iniciou na terça-feira a sua viagem aos Estados Unidos e, após três dias em Washington, durante os quais se reuniu, nomeadamente, com o Presidente George W. Bush, chegou sexta-feira a Nova Iorque, onde permanecerá até regressar no domingo a Roma.

O escândalo de padres pedófilos nos Estados Unidos estalou em 2002, em Boston, trazendo a público o comportamento de centenas de sacerdotes que, ao longo de várias décadas, abusaram sexualmente de milhares de crianças e adolescentes.

A Igreja Católica tem a intenção de avançar com uma reforma das leis canónicas, para penalizar os prelados que abusem sexualmente de menores.

MV/JHM


pub