Subsidiária da Mota-Engil e Ardian criam empresa para concessões rodoviárias

Lisboa, 01 jun (Lusa) -- A empresa europeia Ardian, especializada em operações de ´private equity`, chegou a um acordo de parceria com a Ascendi, firma detida em 60% pela Mota-Engil que faz a gestão de autoestradas em Portugal, para concessões rodoviárias.

Lusa /

O comunicado enviado pela Mota-Engil à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no domingo, explica que "a Ascendi e a Adrian chegaram a um acordo para o estabelecimento de uma parceria para o desenvolvimento de parte da rede de autoestradas gerida pela Ascendi em Portugal".

No âmbito do acordo, a Ascendi e a Ardian vão constituir uma empresa que será detida em 50% por cada uma das empresas e que passará a deter as participações da Ascendi entre 66% a 80% em cinco concessões (autoestradas da Grande Lisboa, autoestradas do Grande Porto, autoestradas do Norte, autoestradas da Costa de Prata e autoestradas das Beiras Litoral e Alta).

A parceria prevê ainda que a empresa Adrian invista 300 milhões de euros.

A concretização da parceria dependerá ainda da obtenção das diversas autorizações por parte dos concedentes e financiadores, salienta o comunicado.

Tópicos
PUB