Sueca IKEA abre hoje a primeira loja no Japão

A sueca IKEA, líder mundial na venda de móveis e acessórios de decoração para o lar, inaugura hoje a primeira loja no Japão, prevendo a abertura de entre 6 a 12 lojas naquele país asiático.

Agência LUSA /

A loja, que se encontra situada em Funabashi, nos arredores de Tóquio, conta com uma superfície de 40.000 m2, e é a primeira que a IKEA abre no Japão, apesar do seu plano de expansão contemplar a abertura de entre 4 a 6 lojas na região de Kanto (Tóquio) e outras 4 a 6 lojas na região de Kansai (Kobe e Osaka).

A IKEA oferece a mesma gama de produtos em todas as suas lojas, mas, no Japão seleccionou uma gama de produtos especiais que se adaptam melhor aos espaços pequenos, característicos das cidades japonesas, como uma maior diversidade de tamanhos para as camas ou sofás ou inovações na distribuição das cozinhas.

"Construímos uma loja atractiva e inspiradora porque acreditamos que os nossos clientes japoneses merecem o melhor neste sentido", afirmou Tommy Kullberg, director-geral da IKEA Japão, em comunicado.

"Também estamos encantados com a recepção que tivemos por parte das autoridades, dos media e do público japonês em geral", adiantou o responsável.

Outra novidade que a IKEA Japão oferece é um serviço de infantário para os colaboradores com filhos, uma iniciativa que contribuiu para potenciar o trabalho feminino na loja e que, segundo o IKEA, foi um êxito.

No fecho do último ano fiscal (31 de Agosto de 2005), a IKEA contava com 220 lojas em 33 países, que empregam mais de 90.000 colaboradores em todo o mundo, tendo alcançado uma facturação de 14,8 milhões de euros.

PUB