Sumolis dispara mais de 8%

A Sumolis esteve hoje a subir mais de 8 por cento na Euronext Lisboa, para um máximo desde Maio de 2004, no regresso à negociação e depois de ter anunciado uma possível fusão com a Compal em 2007.

Agência LUSA /

às acções da Sumolis, que estiveram quinta-feira suspensas desde cerca das 10 horas e até ao final da sessão, devido à solicitação de informação por parte do regulador do mercado e da bolsa sobre a operação de compra da Compal, seguiam às 11:18 horas a subir 4,49 por cento, para 1,63 euros.

Entretanto estiveram já a valorizar 8,33 por cento, para 1,69 euros, valor mais elevado desde Março de 2004.

A quantidade de acções transaccionadas era também superior ao habitual, tendo sido negociadas até agora trocadas 96.374 acções, quase 10 vezes superior à média diária desde o início deste ano (9.814).

A Sumolis e a Compal poderão vir a fundir-se numa só empresa até ao final de 2007, admitiu quinta-feira a primeira empresa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A Sumolis e a Caixa Desenvolvimento SGPS (grupo CGD) vão comprar o total do capital da Compal e da Nutricafés, do grupo Nutrinveste, por 426 milhões de euros, através de uma empresa a criar entre a Sumolis e a Caixa Desenvolvimento, com a primeira a ficar com 20 por cento e a segunda com os restantes 80 por cento.

"As partes analisarão condições de viabilidade com vista a uma possível operação de fusão ou equivalente até ao final de 2007 entre a Compal e a Sumolis. A concretizar-se tal operação, a Refrigor [que detém a Sumolis] e a Caixa de Desenvolvimento prevêem celebrar um acordo parassocial regulador do respectivo relacionamento no âmbito da Sumolis", refere o documento.

"A concretizarem-se as operações acima descritas, a Caixa Desenvolvimento admite, no médio prazo, vir a desinvestir a sua futura participação accionista na Sumolis", acrescenta a empresa.

MRE/TSF.

Lusa/Fim


PUB