TAP cria terceira ligação semanal a Joanesburgo a partir de Junho
A TAP vai reforçar as ligações aéreas a Joanesburgo, na África do Sul, criando um terceiro voo semanal a partir de Junho para assinalar os 40 anos da presença da companhia naquele destino, informou hoje a empresa.
Segundo a transportadora aérea, o novo voo servirá a rota Lisboa/Joanesburgo/Maputo, permitindo assim aos passageiros a primeira ligação directa à cidade sul-africana a partir de Portugal, já que os únicos dois voos da TAP actualmente em funcionamento fazem escala na capital de Moçambique.
Para o porta-voz da empresa, António Monteiro, "a nova ligação vem responder parcialmente às aspirações dos emigrantes portugueses" na África do Sul, que pediam a urgente reintrodução do voo directo Lisboa/Joanesburgo/Lisboa.
"O volume de tráfego que temos tido para Joanesburgo não justifica, infelizmente, a criação de voos directos. Gostaríamos de servir melhor a comunidade emigrante, mas não recebemos subsídios do Estado desde 1997, pelo que temos de ter em conta os custos operacionais", explicou à Agência Lusa aquele responsável.
Pela mesma razão, António Monteiro considera que a reabertura de uma delegação fixa da TAP na África do Sul, outra das reivindicações dos emigrantes portugueses naquele país, só será ponderada caso aumente o volume de passageiros.
Para conseguir este objectivo, a TAP quer apostar no aumento do tráfego turístico para Joanesburgo, na medida em que os voos existentes vivem quase exclusivamente da comunidade portuguesa no país, constituída por cerca de 300 mil pessoas.
"Estamos a pensar acordar com agências de viagens programas turísticos para Joanesburgo que possam ser incluídos num pacote, até porque a África do Sul tem grandes potencialidades nesta área. Desse modo, podemos reforçar a linha, o que traria vantagens para os tradicionais utilizadores, que são os emigrantes", adianta António Monteiro.
A TAP comemora quarta-feira os 40 anos do início dos voos para Joanesburgo, que começaram a ser realizados em 1965, na altura com aviões fretados à companhia aérea Sabena e com escala em Luanda, Angola.
Além de Joanesburgo, a companhia aérea portuguesa voa para mais seis destinos em África, nomeadamente Sal (Cabo Verde), Bissau (Guiné-Bissau), Dakar (Senegal), Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e São Tomé.