TAP inicia voo direto para Manaus e Belém a partir de junho de 2014

Vilamoura, 05 out (Lusa) -- O vice-presidente da TAP, Luíz Mór, anunciou hoje que a partir de 03 de junho de 2014 vai começar a ser feito o primeiro voo direto de Lisboa-Manaus-Belém, no norte do Brasil.

Lusa /

"Tenho o prazer de anunciar que a TAP irá chegar a Manaus e a Belém. Será o nosso 11.º e 12.º destino no Brasil (...). Iremos iniciar esse voo no dia 03 de junho de 2014 com três frequências semanais", declarou hoje Luíz Mór, durante a conferência de imprensa TAP/Estados brasileiros do Amazonas e Pará, que aconteceu hoje em Vilamoura no âmbito do II Fórum Empresarial do Algarve.

O voo vai sair às 09:30 de Lisboa e chega às 13:40 a Manaus, um voo de nove horas e dez minutos, depois sai de Manaus às 14:40 e chega às 17:40 a Belém.

A companhia aérea promete depois descolar às 19:10 de Belém e chegar às 06:45 da manhã do dia seguinte a Lisboa, com um tempo de voo de sete horas e 20 minutos.

O voo será circular -- Lisboa-Manaus-Belém, mas o objetivo é, no futuro, conseguir ter dois voos "independentes e diretos", estima Luíz Mór.

"Isto foi possível pelo envolvimento muito forte dos dois governos do Amazonas e do Pará. É uma vitória conjunta da TAP e dos dois governos", frisou o vice-presidente da TAP, recordando que é um sonho de mais de dez anos.

"Esta conquista foi merecida", acrescentou.

A captação de tráfego direto entre o norte do Brasil e a Europa vai "permitir a libertação de lugares noutras rotas operadas pela TAP no Brasil que apresentam já alguma escassez de oferta face à elevada procura".

Manaus, com uma zona franca em grande expansão não dispõe de ligações aéreas diretas com a Europa, tem uma população de 2,3 milhões de habitantes e é a capital do estado do Amazonas, com 3,6 milhões de habitantes.

Belém é a capital do Estado do Pará, tem uma população total de 7,8 milhões de habitantes, é um importante destino de ecoturismo e também é uma das portas para a Amazónia, não dispondo, como Manaus, de nenhuma ligação aérea à Europa.

O II Fórum Empresarial do Algarve está a decorrer no Hotel Tivoli Victoria, em Vilamoura até domingo, e no evento participam mais de 300 líderes empresariais e políticos, nacionais e estrangeiros.

Tópicos
PUB