TAP vai retomar ligações para capitais europeias depois da conclusão de obras na Portela
Lisboa, 10 Mar (Lusa) - A TAP vai retomar as ligações entre a Madeira e capitais europeias, com escalas técnicas em Lisboa e Porto, "assim que as condições operacionais do aeroporto da Portela o permitam", garantiu hoje administrador da companhia aérea.
Na semana passada, a TAP anunciou que a partir de Abril deixaria de efectuar as ligações entre a Madeira e Milão, Madrid, Barcelona, Paris, Amesterdão e Frankfurt, com escalas técnicas em Lisboa e Porto, devido às restrições operacionais do aeroporto de Lisboa.
"O nosso interesse é voltar assim que as condições operacionais do aeroporto de Lisboa o permitam", afirmou Luiz Mór, garantindo que "logo que as obras de ampliação do aeroporto [de Lisboa] estiverem concluídas" a TAP voltará a assegurar este serviço.
O administrador da TAP falava aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo entre a TAP e Associação de Turismo de Lisboa, destinado a aumentar em 5,3 por cento o número de dormidas de estrangeiros na região da capital portuguesa, até 2010.
Na ocasião, Luiz Mór explicou que a decisão de acabar com estes voos foi tomada devido às "restrições operacionais do aeroporto de Lisboa" que devem ser colmatadas com a conclusão do plano de expansão da Portela.
Com o sistema actual, o passageiro embarca na Madeira para uma qualquer capital europeia e faz escala em Lisboa sem nunca sair do avião.
A partir de Abril, o passageiro embarca na Madeira, segue para Lisboa mas passa a ter de mudar de avião no aeroporto da capital para prosseguir a sua viagem.
Uma alteração que vai exigir que o passageiro comece a pagar duas vezes taxas de transporte, quando apenas pagava esta taxa uma vez.
"Quando existe uma conexão, o aeroporto cobra uma segunda taxa", explicou o administrador da TAP, adiantando que este aumento de custos para os passageiros deverá ser compensado por promoções nos preços dos bilhetes para Europa.
Luiz Mór disse ainda que a TAP vai gradualmente tentar estabelecer voos directos entre o Funchal e capitais europeias, referindo que este ano terá início um voo directo entre a Madeira e Madrid.
CSJ.
Lusa/Fim