Taxa de cobertura vai ser de 34,5% no fim do ano

Lisboa, 24 Mar (Lusa) - O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social assegurou hoje que Portugal terá uma taxa de cobertura de creches de 34,5 por cento até final do ano, ultrapassando a meta imposta pela União Europeia.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

"Vamos alcançar uma taxa de 34,5 por cento até final de 2009, inicio de 2010, e ultrapassar os 33 por cento estabelecidos como meta pela União Europeia", disse José António Vieira da Silva aos jornalistas após a inauguração de uma creche no Prior Velho no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos (PARES). .

Segundo Vieira da Silva, no âmbito deste programa já estão em funcionamento 300 novas creches em todo o país, num total de 500 equipamento sociais, com lugar para 11.000 crianças.

Quando todos os equipamentos estiverem prontos, o país contará com 18.500 novos lugares para crianças em creches e passará de uma cobertura de 11 para 34,5 por cento.

Com a creche hoje inaugurada no Prior Velho, o concelho de Loures passa a contar com 10 novas creches contruidas no âmbito do Pares, num total de 12 equipamentos sociais.

"O concelho de Loures tinha uma taxa de cobertura de creches baixa que vai crescer cerca de 150 por cento", disse o ministro.

Vieira da Silva considerou que, com estes novos equipamentos, as crianças vão ter melhores condições de desenvolvimento, as famílias vão ter maior facilidade em conciliar a vida pessoal com a profissional e vão ser criados novos empregos.

O PARES foi lançado em Março de 2006, tendo como prioridade o reforço da protecção social no combate à pobreza e na protecção da família.

Este programa vai já na terceira fase, que é dedicada às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, num investimento total de 49,2 milhões de euros. A comparticipação pública é de 21,5 milhões de euros destinados à construção de 82 novas creches com 4.414 lugares.

RRA.

Lusa/Fim

Tópicos
PUB