Taxa de desemprego em Portugal subiu para 12,5%

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 31 out (Lusa) -- A taxa de desemprego em Portugal subiu para os 12,5 por cento em setembro, situando-se como a quarta maior na União Europeia, entre os países dos quais o Eurostat disponibiliza dados.

De acordo com as estatísticas hoje divulgadas pelo gabinete de estatísticas das comunidades europeias, a taxa de desemprego cresceu para o nível registado em junho deste ano, tendo em julho e agosto ficado situada nos 12,4 por cento.

O Eurostat indica ainda que o desemprego entre os jovens (até aos 25 anos de idade) em Portugal voltou a aumentar, neste caso duas décimas, para os 27,1 por cento em setembro, e que o desemprego entre as mulheres continua superior ao registado nos homens.

Entre os países da União Europeia, dos quais o Eurostat dispõe de dados, Portugal encontra-se assim com o quarto pior registo.

Pior que Portugal estão a Espanha, cujo desemprego voltou a aumentar, agora para os 22,6 por cento, a Irlanda, que em setembro chegou aos 14,2 por cento (uma ligeira diminuição face a agosto), e a Eslováquia que em setembro viu o desemprego aumentar para 13,5 por cento.

Em termos globais, tanto a zona euro como a União Europeia viram a taxa de desemprego subir uma décima. No caso da média dos países que partilham a moeda única o desemprego subiu para 10,2 por cento, e na totalidade dos países da UE -- com exceção da Alemanha, Estónia, Grécia, Letónia, Lituânia e Reino Unido que não dispõe de dados - a taxa atingiu os 9,7 por cento.

pub