Taxa de inflação em Portugal regista queda acentuada em outubro

A taxa de inflação registou uma queda acentuada neste mês de outubro. A subida dos preços terá sido de 2,1 por cento, abaixo dos 3,6 por cento registados no mês de setembro, segundo a estimativa avançada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

Antena 1 /

Foto: Stock Birken - Unsplash

A taxa de inflação já tinha caído de agosto para setembro e agora volta a registar nova diminuição.

Esta descida pode significar uma boa notícia para os portugueses, ainda que a longo prazo, isto porque se o comportamento económico se mantiver assim, bem como em toda a Zona Euro, as diretrizes do Banco Central Europeu, relativamente às taxas de juro, podem mudar de sentido, explica o economista Pedro Brinca, da Universidade Nova de Lisboa.

Quanto ao desempenho da economia, o INE dá conta de um crescimento de 1,9 por cento entre julho e setembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao trimestre anterior, o PIB nacional registou uma ligeira contração de 0,2 por cento.

Também a DECO também olha para os dados desta terça-feira de forma positiva, mas com reticências. Ouvida pela Antena 1, a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira da Associação para a Defesa do Consumidor, Natália Nunes, fala de uma boa notícia, sobretudo para as famílias mais afetadas pela crise.
Ainda assim, diz Natália Nunes, apesar dos dados positivos, isto não significa que as dificuldades das famílias estejam ultrapassadas, pois não é só a inflação que as está a condicionar.
PUB