Tayan Energy investe cerca de 700 ME em Portugal, Espanha e Itália
A Tayan Energy, uma `joint-venture` entre a Shanghai Electric e a Eland Private Equity, anunciou hoje que vai promover mais de um gigawatt (GW) em projetos fotovoltaicos em Espanha, Portugal e Itália, no valor de 700 milhões de euros.
A Tayan, com sede em Madrid, informou hoje que a construção dos projetos vai começar no primeiro trimestre de 2021 nos três países.
A Tayan Energy foi criada no ano passado para desenvolver projetos de geração de energia renovável na Europa e agora está focada em modelos híbridos de energia solar fotovoltaica e de armazenamento de energia de bateria.
Em Portugal, a Tayan fez uma parceria com a Inovolt e está a desenvolver projetos de 650 MW, prevendo construir no princípio de 2021 o primeiro projeto de 300 MW, que inclui 15 megawatt-hora (MWh) de armazenamento de energia.
Em Espanha, a Tayan fez uma parceria com a Isemaren e colocou 50 milhões de euros em depósitos da rede.
Até o momento, possui 400 megawatts (MW) com a rede confirmada e prontos para construir, bem como um gasoduto em curso.
A Tayan associou-se em Itália com a Limes Renewable Energy, um dos principais promotores de energia renovável naquele país.
Os primeiros 55 MW de projetos desenvolvidos pela Limes foram adquiridos recentemente pela Tayan e as duas empresas estão a desenvolver em conjunto um projeto adicional de 330 MW.
Atualmente, a Tayan está a estudar vários projetos de armazenamento no Reino Unido, informou a empresa.